«Não ria. O humor é um assunto muito sério
100 anos de SAM
31 DE JANEIRO A 19 DE MAIO DE 2024
No próximo dia 31 de janeiro (quarta-feira), pelas 18h00, o Museu Bordalo Pinheiro inaugura a exposição Não ria. O humor é um assunto muito sério: 100 ANOS DE SAM.
A exposição, dividida em duas partes, celebra o centenário do nascimento de SAM, ou Samuel Azavey Torres de Carvalho (1924-1993), que faria 100 anos no próprio dia 31 de janeiro de 2024.
A inauguração, de entrada livre, abrirá com uma conversa em torno da obra de SAM, que contará com a participação de Luís Afonso, Nuno Artur Silva e Nuno Saraiva, e com moderação de Fernando Alvim.
SAM foi um artista mutifacetado, tendo-se destacado na área do cartoon, das artes plásticas e da escultura. Para o historiador José Augusto-França, o artista introduziu “uma dimensão nova na arte portuguesa [nos anos 70]: o Humor”, pensando nas décadas cinzentas do Estado Novo. Já o realizador António-Pedro Vasconcelos, disse uma vez que falar de humor nos anos 70 do século XX “era falar de Herman, de Miguel Esteves Cardoso e de SAM”.
É esse humor que caracteriza a obra de SAM, muitas das vezes subtil e absurdo, que pretendemos revelar nesta exposição-tributo. (...)». Saiba mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário