segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
A «CULTURA» NO PROCESSO ELEITORAL EM CURSO |diz o Candidato Presidencial António Filipe: «a cultura, para mim, não é o sal da democracia é o próprio cerne da democracia»
«Bíblia - Volume V, Tomo I _ Antigo Testamento - Os Livros Históricos _ Frederico Lourenço»
SINOPSE
O presente
tomo da Bíblia conta a história do povo israelita desde a chegada, no século
xiii a.C., à terra de Canaã (depois da escravidão no Egito), até à conquista de
Jerusalém pelos babilónios, no século vi a.C. É uma história narrada com forte
pendor teológico, razão pela qual os estudiosos atuais chamam a estes livros da
Bíblia a História Deuteronomística.
É a narrativa de como o Deus de Israel lidou com o Seu povo, ora favorecendo-o
em detrimento dos outros habitantes de Canaã, ora castigando-o às mãos de
assírios e de babilónios. Além do viés teológico, há outra marca saliente
nestes textos: o seu brilhantismo literário. As histórias são narradas com
sentido dramático e requinte psicológico, permitindo a delineação memorável de
personagens fascinantes como Sansão, Samuel, Saul, David, Salomão, Elias e
Eliseu.
Enquanto conjunto, os livros de Josué, Juízes e Reinados (aqui contidos,
acrescidos de Rute) são uma chave fundamental para a compreensão do Antigo
Testamento.
Leia aqui - nomeadamente o Prefácio.
sábado, 20 de dezembro de 2025
FUNDO DE FOMENTO CULTURAL |mas que grande «molho de brócolos» a que nos trouxe o procedimento concursal do «Programa de Apoio a Projetos de Mérito Cultural do Fundo de Fomento Cultural» | EM PARTICULAR A DISPENSA DE AUDIÊNCIA DE INTERESSADOS ATÉ NOS LEVOU A 2001 QUE SE PODE LEMBRAR COM «O L IVRO NEGRO DOS SUBSÍDIOS AO TEATRO»
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
NO DIA 19 DE DEZEMBRO DE 1961 | «(...)Eu esperei por ele à hora marcada, eram oito da noite, numa transversal à Rua dos Lusíadas. Ele não apareceu. Eu fiz aquilo a que se chamava a hora do recurso. Fui dar uma volta, o mais larga possível e uma hora depois estava à espera. Não apareceu. Era o José Dias Coelho. Foi assassinado quando vinha ao meu encontro, na Rua da Creche. O que só soubemos muito mais tarde, muitos dias – três, quatro, cinco dias mais tarde, uma semana. A morte desceu à rua [referência a "A Morte Saiu à Rua", de Zeca Afonso] foi um episódio muito marcante, porque aquele camarada que eu estava à espera, que não tinha nome, tinha um pseudónimo, vim a saber que era um homem como o José Dias Coelho - um escultor, um artista enorme e um homem ainda mais enorme do que artista. E que foi assassinado quando vinha ao meu encontro. (...)»| TESTEMUNHO DEIXADO POR SÉRGIO RIBEIRO QUE TAMBÉM JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS
*
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
«EL DISCRETO ENCANTO DE LA BURGUESIA» | a propósito dos «pobres» ...
Os Thevenot e um embaixador vão jantar a casa dos Sénechal, mas enganam-se na data do convite. Vão então a um restaurante, onde também não comem devido à morte súbita do dono. Os Sénechal reiteram o convite para jantar, mas uma súbita vontade de fazer amor obriga a que cheguem atrasados e falhem novamente a refeição. Pelo meio, diversos episódios sucedem: o sonho do sargento, o assassínio de um moribundo por um bispo, a interrupção por misteriosos intrusos ou gangsters. O humor do efeito de repetição acaba por se transformar num angustiante jogo de massacre. À altura da estreia, Robert Benayoun escreveu na Positif que “Buñuel é o único realizador no mundo de quem se pode dizer que cada novo filme é sempre o melhor”. O CHARME DISCRETO DA BURGUESIA é uma fabulosa e virulenta sátira à burguesia. Daqui
Esta edição é mais uma contribuição para a comemoração dos 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão. Esta edição mereceu uma classificação de 5 Estrelas ao crítico literário e escritor Pedro mexia no Jornal Expresso». Saiba mais.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
MECENATO CULTURAL | fomos inundados de «alertas» que nos falavam de «novo regime» mas afinal era «revisão», e parece que não é apenas sobre o «cultural» também envolve o «desporto» ... | SERÁ QUE A MONTANHA ... | MAS NÓS SÓ PEDIMOS PARA FAZEREM UM ESTUDO COMO VEM NOS LIVROS AINDA QUE NÃO TENHAM DITO «PELA PRIMEIRA VEZ» ... |EM PARTICULAR A PERGUNTA: O QUE FAZ TITULO NUNCA ACONTECEU?
20 julho 2025 - OUTRA VEZ O «MECENATO CULTURAL» !
Agora, terminemos como já o fizemos:













