quarta-feira, 9 de abril de 2025

SEM PALAVRAS !| a «central de concursos» DGARTES acaba de abrir concurso destinado a três estruturas de "predominância municipal com reconhecido mérito cultural" - A Oficina, Artemrede e Comédias do Minho | SEM SE QUESTIONAR O VALOR DAS ENTIDADES EM CAUSA, ADMINISTRAÇÕES, RESPEITEM -NOS!

 

 
Uma iniciativa que  confirma o que vimos a gritar: O MODELO DE FINANCIAMENTO ÀS ARTES ESTÁ ESGOTADO!  É PENOSO LER O QUE A NOTICIA DIVULGA. QUEM SABE ALGUÉM SE LEMBRA DE TRAZER O PROBLEMA PARA OS DEBATES EM CURSO NO ÂMBITO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ANTECIPADAS. TUDO ISTO É MESMO «POUCOCHINHO» EM TERMOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. DEVIA ENVERGONHAR-NOS. Desde logo, as entidades contempladas merecem mais. Ainda, gostávamos de ler os pareceres técnicos em que assenta a decisão política que leva ao concurso aqui em causa. Sim, os técnicos também têm de «prestar contas». Também, e comentadores e jornalistas não dizem nada. Nem aqueles que sabem de tudo ...
Por fim, será que vai haver mais concursos para ir ao encontro de agentes culturais «de reconhecido mérito cultural» e injustiçados? Claro, em particular, precisamos de perceber aquela «predominância municipal» ... É que todos vivem num município a que sempre chamam seu ...
 
 *
*   * 
 
 
 
 

Não é fácil ler a nota da DGARTES, na imagem, mas quem se interessa pela organização e o desenvolvimento do Setor não se pode dar ao luxo de não o fazer: leia aqui. Por pudor, não se assinala o que a nosso ver são autenticas «aberrações» gestionárias que numa situação normal levariam a que houvesse um levantamento de demais agentes culturais. Apenas isto:

«(...)Estas entidades beneficiaram de apoio sustentado às artes durante um período assinalável. Todavia, após a revisão do Sistema de Apoio às Artes em 2021, estas entidades não reúnem as condições para aceder ao Programa de apoio sustentado devido à sua predominância municipal.

Reconhecendo o importante trabalho continuado e dada a relevância do trabalho artístico desenvolvido por estas entidades, assim como o impacto que têm nos seus territórios de intervenção, a DGARTES irá proceder a um convite à apresentação de candidaturas a este Programa de Apoio.  Serão convidadas as seguintes entidades: A Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, CIPRL; ARTEMREDE – TEATROS ASSOCIADOS; Comédias do Minho – Associação para a Promoção de Actividades Culturais no Vale do Minho. O montante global disponível é de 750.000,00 €. (...)».

No mínimo,  Por amor da santa!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário