domingo, 30 de dezembro de 2012

ESTATÍSTICAS SOBRE A CULTURA E AS ARTES

Capa da publicação
 
O INE acaba de pubicar  estatísticas sobre a Cultura. O texto integral. O Resumo:Na publicação Estatísticas da Cultura – 2011, o INE disponibiliza a informação estatística sobre os diversos domínios culturais no contexto do ensino, emprego, índice de preços no consumidor de bens e serviços culturais, despesas das famílias em lazer, distração e cultura, empresas culturais e criativas, comércio internacional de bens culturais, património cultural, artes plásticas, materiais impressos e de literatura, cinema, atividades artísticas e de espetáculos, radiodifusão e financiamento das atividades culturais. Esta informação é precedida de um capítulo de análise dos principais resultados e de informação estatística de síntese visando uma leitura mais imediata da evolução temporal dos principais indicadores das áreas culturais e criativas. O Texto do destaque.  E o destaque dado por comunicação social (jornal Público, edição impressa) :
E uma passagem da matéria tratada: Também segundo dados do INE, entre 2000 e 2011 este sector passou a empregar mais 22 mil pessoas, mas poderá ter perdido mais de quatro mil postos de trabalho num só ano, a partir de 2010, quando atingiu um pico de empregabilidade — 81,1 mil trabalhadores.
Mesmo dando uma olhadela rápida pelos documentos, torna-se óbvio que ainda há muito a fazer no domínio das estatísticas da cultura e das artes, nomeadamente delimitar os universos de partida. Por exemplo, precisar bem o que deve cair no SERVIÇO PÚBLICO e sobre isso trabalhar. Assim, aparece tudo «ao molho» como, aliás, decorre do Resumo. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário