domingo, 16 de dezembro de 2012

«ARTISTAS TÊM DE PRESTAR CONTAS»

 
 
Recentemente, o Secretário de Estado da Cultura (sem Secretaria de Estado da Cultura, o que continua a não ser entendido por muitos) esteve na Sedes,  num debate que à partida prometia:
 
 
 

Mas a audiência parece ter sido fraca - o que não deixa de ser preocupante -, e sobre o discurso o noticiado, por exemplo, no Correio da Manhã:
 

Jorge Barreto Xavier: "Artistas têm de prestar contas"

“Os artistas têm de prestar contas pelo dinheiro que o Estado lhes entrega”, disse Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, na noite de quinta-feira, no espaço da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, em LisboaContinue no site do jornal.
 
Ainda que mal se pergunte: mas os «Artistas» não têm prestado contas? Todos? Alguns? E antes, que se saiba, existe um  sistema de acompanhamento dos apoios concedidos. Não nos venham dizer que não tem sido aplicado.  Nesta hipótese, a culpa não será  dos «artistas», mas sim  da Administração ao serviço do Estado. Ou estamos a ver mal! Claro que falta observar que a atividade artística é das mais escrutinadas. Tomaramos nós que tal acontecesse com todo o dinheiro que o «Estado entrega» ... a quem quer que seja, e não apenas aos «artistas». Parece que só faltou dizer aos «subsidiodependentes» ... E clamar que se tem de Prestar Contas é quase como dizer que se tem de ser educado. Nem precisa de se lembrar que as «Administrações têm de prestar contas», como defende este Governo e, afinal, todos os Governos.  Ocasião para se lembrar:
 
(...) quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade. (Almada Negreiros)

Sem comentários:

Enviar um comentário