quinta-feira, 2 de maio de 2024

«Fazer Sonhar - Teatro Experimental de Cascais 1965.2023»

 


Sinopse

Publicado com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e por ocasião da celebração do 58.º aniversário do Teatro Experimental de Cascais, esta obra da autoria de José Pedro Sousa, com a colaboração de João Vasco, Carlos Avilez e Fernando Alvarez, narra a história desta companhia de teatro, entre 1965 e 2023, que ao longo de gerações tem projetado Cascais nacional e internacionalmente, afirmando-se, assim, como um dos garantes da memória coletiva do concelho.

*
*  *
Ainda: «(...)Esta obra agora lançada e há muito desejada, testemunha o relevante papel cultural que o TEC desempenhou não só em Cascais, como marcou definitivamente a história do teatro nacional, com uma produção, praticamente, ininterrupta desde a sua criação há 59 anos. "O teatro não pode parar. Não podem deixar morrer o teatro!", afirmava Carlos Avilez, perante as sucessivos desafios que o setor atravessou na sua longa existência. Um facto é que em cada um dos espetáculos, as salas enchiam e muitas delas esgotavam em poucos dias, fruto da capacidade da Companhia se renovar e adaptar aos tempos de mudança.

Esta obra é "um cofre de segredos. Um documento patrimonial do teatro, de Cascais e da Cidadania" referiu a escritora, professora e ex-critica teatral do Jornal Expresso, Eugénia Vasques, acrescentando que é um registo "fundamental para se conhecer a história do teatro contemporâneo, tal a qualidade do trabalho do TEC durante seis décadas, a quantidade de atores e encenadores de renome consagrados que pisaram o seu palco e a variedade de textos de autores nacionais e internacionais que são marcos na dramaturgia mundial, ali representados". (...). Leia na integra.

*
*  *
A finalizar destaquemos do universo TEC: «(...) Não esquecendo também o Espaço Memória, aberto em Cascais desde 2004, um espaço com uma grande dinâmica, onde para além da exposção permanente com o acervo da Companhia, o público pode encontrar uma sala expositiva com uma variada e interessante programação, virada para as artes performativas e não só. (...)» -  e, voltamos a cartazes:

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário