segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

«Se Isto é Um Homem»

 

Veja aqui na RTP play

 

«Para nunca esquecer. Docudrama do cineasta italiano Marco Turco que traça a tragédia do Shoah através da história do escritor italiano Primo Levi.

Devido a um acidente ocorrido durante uma caminhada nas montanhas, Primo Levi é resgatado por um homem que ignora a sua história e nem entende o significado do número tatuado no seu braço. Levi sente necessidade de, mais uma vez, contar a sua história e, com ela, a tragédia do Shoah. Enquanto fala sobre a sua vida, Levi descobre a identidade do seu misterioso interlocutor.
Março de 1982. Ao caminhar sozinho pela montanha, Primo Levi torce o tornozelo. Ferido e à beira de um precipício, é salvo por um homem misterioso que o leva para a sua cabana, o trata e lhe oferece a sua hospitalidade. É a ele que Levi conta a sua história: a infância em Turim, a escola, as leis raciais e o seu breve período na Resistência até à prisão a 13 de Dezembro de 1943, quando se declara judeu em vez de membro da resistência para evitar ser baleado.
Primo Levi foi inicialmente levado para o campo de Fossoli, e depois deportado para Auschwitz a 22 de fevereiro de 1944, onde permaneceu até 1945. Ao regressar a Turim, o escritor sentiu necessidade de contar o que aconteceu em Auschwitz e nos demais campos de concentração. "Se Isto É Um Homem", livro rejeitado pela editora Einaudi, foi publicado por uma pequena editora e vendeu apenas mil exemplares, mas recebeu uma boa crítica de Italo Calvino. Levi permaneceu como escritor de tempos livres até 1956, quando o livro foi republicado pela Einaudi e se tornou um sucesso internacional.
O filme retrata a vida de um dos escritores italianos mais conhecidos, cuja história é um símbolo da maior tragédia coletiva do século XX». Tirado daqui.

*

*  *

Lembremos da Companhia de Teatro de Almada o inesquecível «Se isto é um homem» 
 


«SE ISTO É UM HOMEM

texto de Primo Levi | Encenação de Rogério de Carvalho

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA
Apoio: Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

Testemunho perturbante sobre o Holocausto, Se isto é um homem é uma obra-prima que ensaia uma análise fundamental sobre o mecanismo do campo de concentração, sobre a humilhação do homem pelo homem, visando o extermínio. Primo Levi (1919-1987) escreveu este pedaço literário e documental à saída do inferno concentracionário de Auschwitz – uma narrativa de grande contenção, organizada em pequenos capítulos que são como estilhaços da memória. Após ter sido recusado para publicação, conhecendo em 1947 uma edição de autor de circulação restrita e recebida com indiferença, o texto teria de esperar por 1958 para ser editado com a dignidade que merece, e, desde então, tem sido traduzido e publicado em todo o Mundo.

É a primeira vez que Se isto é um homem é adaptado para teatro em Portugal, depois de o actor inglês Antony Sher ou de o encenador sueco Lars Norén o terem feito nos seus países. Numa altura em que o discurso de extrema-direita volta a ganhar espaço na Europa, importa levar à cena este texto de um sobrevivente do genocídio dos judeus no século XX, cumprindo um dos seus desígnios: que não se apagasse jamais a memória de um dos períodos mais negros da História da Humanidade». Saiba mais. Sobre o espectáculo:

Há publicação nos Textos de Almada
*
*   * 
Hoje é o  «Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto».

Sem comentários:

Enviar um comentário