domingo, 20 de dezembro de 2015

A CULTURA NO PARLAMENTO | Projeto sobre o Estatuto do Bailarino da CNB



Do preâmbulo do projeto:

«(...)
A dança ou ballet clássico é uma arte de extrema dificuldade exigindo dos seus profissionais e praticantes habilidade físicas só comparáveis com o desporto de alto rendimento, nomeadamente com os ginastas olímpicos. Esta comparação é também observada a nível do potencial lesivo que o bailarino poderá sofrer, sendo que nas escolas de dança, o ballet clássico é responsável por 67% das lesões, devido ao facto de o sistema músculoesquelético ser levado ao seu limite durante décadas.

A dança clássica exige não só um treino intensivo, levado mesmo a níveis perigosos de exaustão, como também exige qualidades psíquicas, técnicas e artísticas muito elevadas. Deste modo, apenas 2% dos alunos de dança clássica chegam a profissionais, e dentro desta percentagem, muitos acabam a sua carreira precocemente, devido em especial a lesões incapacitantes (30%). Na Companhia Nacional de Bailado, o número de bailarinos a atingir o tempo de trabalho de, pelo menos 25 anos, será em média, inferior a um em cada ano. Urge valorizar e reconhecer o ballet clássico e o trabalho dos seus profissionais, nomeadamente no que diz respeito às condições de aposentação e acesso à reforma dos bailarinos, à reparação de danos em caso de acidente de trabalho e às possibilidades de reconversão e reinserção profissional. (...)». Continue a ler.

E também se pode ler no Projeto de lei: «O PCP considera que a dança, nas suas mais variadas formas, e os seus profissionais constituem uma valiosa componente artística portuguesa, cuja salvaguarda é do interesse público». E assim sendo, e saudando-se desde logo esta  iniciativa centrada na Companhia Nacional de Bailado, aguardam-se outras - sobre estas e demais matérias - que visem «toda a dança» e todos os seus profissionais. Com carácter de urgência, e foi também isso mesmo que nos fizeram chegar leitores deste blogue. E ainda bem que estão atentos, estas questões são demasiado importantes para ficarem entre as paredes do Parlamento.

























Sem comentários:

Enviar um comentário