sábado, 17 de março de 2018

APOIOS ÀS ARTES | SOB O SIGNO DOS CONCURSOS | «Programa de Apoio a Projetos no dominio da Internacionalização» | VEJA O AVISO DE 12 DE MARÇO DE 2018 | NÃO SE DISTRAIA APROVEITE TODAS AS HIPÓTESES | HAJA ENERGIA !


Então vamos lá «às todas as condições aplicáveis».  E os  factos, lemos tudo aquilo e somos inundados por dúvidas, mas verdade seja dita que lá, em esclarecimentos, se pode ver que   «A DGARTES presta esclarecimentos para a boa compreensão e interpretação dos elementos expostos no presente aviso de abertura, bem como da regulamentação relacionada e dos formulários de candidatura até ao dia 9 de abril de 2018 (...)». Mas em vez de telefonarmos ou mandarmos e-mail aqui ficam «dúvidas  abertas», tipo carta aberta, e assim as matérias que selecionámos:
Mas não nos deixando dominar pelos pormenores que é uma forma de atentado à inteligância de cada um, de controlarem o nosso tempo,  porque nos afastamos da essência do que está em causa, algumas reflexões:
- Não haja dúvida que  temos agentes culturais que quaisquer que sejam os Avisos farão «obras e projetos» (e que diabo distinguirá estas categorias?) que nos encherão de orgulho, lá fora e cá dentro. É deles a criatividade e a competência, são eles que sabem. É isso, como todos apregoam o Estado e a Administrção Pública não têm politica de gosto.
- Mas a Administração Pública, na circunstância o Ministério da Cultura através da DGARTES,  tem de nos dar todas as explicações sobre o Aviso em análise ( e os demais) do ponto de vista das Políticas Públicas. Isso sim é da sua atribuição. E aqui chegados é o deserto. Ilustremos, olhando para o que se pode ler:
« Objetivos artísticos e de interesse público cultural que se visam prosseguir:
i) Dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa, através da cooperação com outros países;
ii) Incentivar projetos emergentes e dinamizadores do setor».

Muito bem, nada nos é dito em que politica mais ampla este desiderato está inserido,  como é que  se vai refletir na apreciação dos projetos pela Comissão de Apreciação,  nem como é que aqueles objetivos vão ser medidos e avaliados. A propósito, sobre estas atividades de planeamento - previsão, acompanhamento e avaliação -  que Relatórios existem relativamente a concursos anteriores? ´
Terminando, tudo como dantes? Pior, porque quando a doença não é atacada progride. E o governo, e os partidos que viabilizaram a solução governativa prometeram urgência no tratamento do que aqui estamos a abordar. Mas é o que vemos. Como sair daqui? fazer o que ainda não foi feito!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário