terça-feira, 5 de julho de 2022

O QUE NOS DIZ O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA | que o Ministro da Cultura está a «repensar a estrutura do ministério e a forma de abordagem do Estado em relação à cultura, uma nova perspetiva»

 

 
Excerto: «(...)Questionado sobre o orçamento português para a Cultura, o chefe de Estado considerou que o ministro Pedro Adão e Silva, que assumiu funções há três meses, "começou por onde devia começar: repensar a estrutura do ministério e a forma de abordagem do Estado em relação à cultura, uma nova perspetiva"."É uma pessoa jovem, que vê de fora, bom analista da sociedade portuguesa e, portanto, vê como é que se deve encarar a cultura. Vi que se dá bem com os protagonistas da cultura, aqui concretamente os escritores", acrescentou, referindo-se à visita que fizeram no domingo à Bienal do Livro de São Paulo. (...)».
 

**************************

E de repente, uma boa notícia: o Ministro da Cultura está a repensar a estrutura do  Ministério da Cultura. Então, não havíamos de ficar satisfeitos? Nós que andamos por aqui a gritar que precisamos de um Ministério da Cultura «digno desse nome»! E a dizer que verdadeiramente, de acordo com as formulas do Governo para os outros sectores,  o Ministério não existe. E neste ambiente, a dizer que se olhe para o que há «lá fora» e para o que já provou internamente. E que se tenha em conta o que «pro bono» é mostrado como adequado no Espaço Público.  E a referir, em particular,  que se distinga SERVIÇO PÚBLICO DE CULTURA da «CULTURA REGULADA PELO MERCADO», a bem de ambas as partes, e do desenvolvimento harmonioso do País. E ... Dito isto, não é estranho que saibamos da coisa, «por acaso», pelo Senhor Presidente da República? Agora, Senhor Ministro, não podemos ficar por aqui,  tem de nos dizer mais... Estes processos têm metodologias para serem feitas.

Ah, Senhor Presidente, que o  Ministro é «uma pessoa jovem» - claro, pelos padrões de hoje - já o sabíamos. E até por isso talvez não seja mau lembrar-lhe que ouça «os velhos» e os mais novos do que ele ...

Ainda: bem sabemos que não temos «tradição» de encarar com a mesma intensidade, por exemplo, um aeroporto e uma estrutura de um ministério, mas não deixa de ser curioso como estamos a saber da atividade do Governo ... Será que o Senhor Primeiro Ministro vai dizer alguma coisa? Necessariamente, matéria a seguir ...   

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário