segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ALTERAÇÕES À PROPOSTA DO OE NA ESFERA DAS ARTES: REJEITADAS


Temos ideia que a generalidade dos cidadãos segue o que se passa na Assembleia da República pelo que a comunicação social cobre, e se queremos mais sobre o percurso de qualquer tema mais concreto, que não faz manchete, teremos de o procurar por conta própria, o que toma tempo de que nem sempre se dispõe. Tudo isto para dizermos que seria interessante saber-se de forma ágil como foram os debates sobre a cultura e as artes no âmbito da discussão do Orçamento de Estado. Pois bem, foram-nos enviadas as propostas apresentadas  em Comissão pelo Grupo Parlamentar do PCP que versavam sobre: «Reforço da DGARTES», «Gratuitidade nas Visistas aos Museus», «IVA na Cultura», «Cumprimento dos contratos de financiamento plurianual nas artes». Tudo rejeitado. Mais pormenores sobre duas delas:  
Reforço DGARTES
«Governação e Cultura
Presidência do Conselho de Ministros

1 173 559 002
Total Geral dos Programas

223 598 956 954
Reforço de Verba:
€ 9 500 000
E a votação foi:

PSD Contra
PS Contra
CDS-PP Contra
PCP Favor
BE Favor

Resultado: Rejeitado(a) »

 Cumprimento dos Contratos
Proposta de Aditamento
CAPÍTULO VI
Operações activas, regularizações e garantias do Estado
Artigo 84.º-A
Cumprimento dos contratos de financiamento plurianual
Até ao final de Fevereiro de 2012, o Governo devolverá às estruturas de criação artística a verba correspondente ao total das verbas retiradas em sede de PIDACC durante o ano de 2010 correspondentes a financiamentos plurianuais contratualizados, sem prejuízo dos apoios previstos para o ano de 2012. 
A nota justificativa:Durante os anos de 2010 e 2011, os compromissos assumidos através de contratos de financiamento plurianual foram sendo incumpridos reiteradamente pelo Governo. Os cortes chegaram a atingir 23% dos valor contratualizados. Para que tal incumprimento seja agora corrigido, é importante que seja devolvido ao conjunto das estruturas de criação artística o montante das verbas que então, ilegitimamente, lhes fora retirado.
E os resultados na votação foram os mesmos da anterior.
Se alguém tiver «à mão» outros casos é só mandar que nós publicamos aqui. Isto não deixa de ser útil quando há tão pouca informação organizada sobre o sector.

Sem comentários:

Enviar um comentário