sábado, 7 de dezembro de 2013

O CORPO DE DELITO | Vasco Pinto Leite


Comecemos por uma sinopse: "O testemunho de uma experiência que talvez nos ajude a perceber, pelo prisma cintilante da cultura, a génese dos caminhos políticos que seguimos e das teias que tecemos: uma revisita desde a acção cultural possível no final do anterior regime, prosseguindo pelo fluxo e o refluxo da Revolução de Abril, até aos labirintos da actualidade do estado da nação."
De seguida, uma entrevista dada pelo autor a propósito do livro ao JL, a 30 de outubro.
 
Por fim, é mesmo a não perder (se ainda encontrar o livro): uma memória pessoal que nos parece útil a todos os que se preocupam com a cultura e as artes. E aqueles anexos são fabulosos. Lá,   por exemplo, o projeto de lei do Teatro  a seguir ao 25 de Abril ( que eu tanto procurava no monte dos meus papeis) e que começa assim:  «O teatro passa a ser um serviço público ...), e logo a seguir: «É criado o Instituto Português de Teatro no Ministério da Comunicação Social, (onde, à data,  se encontrava a Secretaria de Estado da Cultura) que promoverá e coordenará a actividade teatral como serviço público». E sobre o reportório:

E diz o autor: «Nas atividades teatrais a primeira reunião teve lugar no Palácio Foz a 25 de Setembro de 1974, às portas dos acontecimentos do 28 de Setembro. Esta CCAT - Comissão Consultiva para as Actividades Teatrais viria a ter uma progressão bastante mais fluída que a do cinema». Apenas para se avaliar dos pormenores a que se chega no livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário