sábado, 18 de julho de 2015

«CREATE | Create is a new journal that aims to stimulate discussion about the true value of art and culture to our society»



A publicação da imagem é do «Arts Council England», que não esgota as  expressões e suportes do DEBATE, em curso no UK,  sobre o valor da Cultura e das Artes na sociedade,  veja aqui. Em dado momento, em torno do «Create: an animated film» emana, a nosso ver, uma explicitação do eixo organizador para a dinâmica ambicionada:   «What's the true value of arts and culture? Explore perspectives on how they enrich our lives, help us learn, keep us healthy and support the nation».  +.
Saímos do site do Arts Council com  uma certa inveja: inveja boa, como costumamos dizer. Também queremos isto. Será impossível? Pensamos que não,  e tem de ser algo permanente, continuado e sistemático - como  diria  Mário Barradas se ainda estivesse entre nós. Estes empreendimentos são fundamentais para se manterem os contextos indispensáveis a qualquer intervenção pública, ou seja, à execução de um serviço público na esfera da cultura e das artes. Nomeadamente, se as populações não se apropriam do valor da cultura e das artes tudo se complica. E, de repente,  lembrámo-nos da CULTURA EM DIÁLOGO de 1996/97. Em particular, de um Encontro em Coimbra em que, entre outros pontos, se divulgou o sentir do meio teatral na sequência de uma ampla auscultação aos seus agentes. Para os mais novos, se querem saber mais, procurem na Revista ADÁGIO do Centro Dramático de Évora que lhe dedicou espaço em diferentes números.




Sem comentários:

Enviar um comentário