sexta-feira, 30 de setembro de 2016

FERNANDO MORA RAMOS | «Cultura: evento ou enraizamento?»



Leia aqui, no Público online. 

Um excerto do início do artigo:

«Foi uma boa notícia que António Costa nos deu falando de mais apoios para a cultura. E é boa porque o primeiro-ministro foi um pouco mais longe do que é costume — estabeleceu, no que disse, um grau de compromisso como a política real do governo no próximo futuro. Costa falando de património e criação artística, fala necessariamente de uma dualidade integrada, de um sentido básico do que seja uma política cultural, porque estabelece, clarificadamente, dois esteios dessa política: um que se reporta à memória, latu senso, activo ideal de natureza identitária que se vivifica pela prática da história contra o presentismo, referido à “pedra”, aos feitos, às obras e até à língua, sempre por vir, e um outro, o da criação, gesto que é o de agir pela intuição inteligente em conjuntura actual sobre o presente, experimentando encontrar novas formas disciplinares artísticas de o revelar e de o fruir, de o expor, de o criticar, que sejam socializadas sem perda das suas característica complexas, sem simplificações abusivas, como seriam as de fazer um Beckett explicado às “criancinhas” que há nos adultos, ou um actualíssimo Ulisses em três parágrafos, sem vírgulas, de enfiada.

É necessário que se abram perspectivas críticas à vida de todos — vivemos num sufoco perspectivo e prospectivo, hoje, sem vias de libertação enriquecedoras e a cultura crítica é aqui uma fonte potencial, alimento— na medida em que a criação em si implica uma reconsideração e um regresso ao primeiro imaginado gesto criador: o da invenção da vida como um todo. É isso a poesia: uma demiurgia sensível que busca integridade e projecta uma respiração, uma voz, um desvio produtivo, uma desnorma, diria.

Mas esta notícia só faz sentido se de facto corresponder a uma política. Estamos cada vez mais metidos num real cujas contradições são extremas, dramáticas, mas passivamente aceites, olhadas com impotência: de um lado o paradigma do consumo com todas as suas estrelas, de um a cinco, procurando um politicamente correcto da qualidade e da qualificação de objectos inclassificáveis — se são arte —, a dizer-nos que a relação preço-qualidade faz do consumo um ideal de vida baseado em regras rigorosas, basta sermos decómanos e acreditarmos nos peritos atribuidores de estrelas, combatentes dessa qualidade que se arvora em limite de perfeição consumista possível, virtude do mercado, do outro, a vida real a atirar-nos à cara o que tem sido a regressão clara do que parecia ser um ideal estabilizado, um grau civilizacional atingido, a Europa, agora desEuropa: o desemprego, a imigração, a guerra (...)». Continue a ler.


Sem comentários:

Enviar um comentário