sábado, 28 de outubro de 2017

CULTURA E ARTES | APOIOS | Parece que «felicidade» já se reduz a sabermos que avisos dos concursos sairam ...mesmo que não se entenda como isso é possível | DIGNIDADE PRECISA-SE!


  •  (aguardamos que os serviços completem o quadro)
    Eventualmente, no Ministèrio da Cultura distrairam-se e esqueceram-se que no Programa do Governo se faz apelo à transparência e prometem-na. E nesse valor não seria pedir muito que nos fizessem uma sintese  do momento atual sobre o apoio às artes, começando por um quadro (bem sabemos que gostam mais do termo  tabela e em excel, seguida ou não de Power Point que em regra  quando existem são um susto), e depois uma visão em função do território. Um «boneco» que é comum e básico:
E depois é «só» colocar os números nas «regiões». Estão a ver, pode ficar tudo numa follha A4. Concedamos, duas. Assim, aqui ficam as sugestões das imagens, e aguardamos. Talvez do Parlamento possam insistir nesta questão da informação e comunicação: como se vê não tem a ver com dinheiro, mas sim com a qualidade dos serviços.  Bom, como não é nada disto que nos proporcionam entremos na «Floresta dos Apoios».  Como se pode ver abaixo sairam Avisos dos Concursos no Diário da República,  e como já temos escrito aqui n o Elitário Para Todos não entendemos com que cobertura. Porém, parece que a FELICIDADE de todos nós já passa pela Abertura dos Concursos, sejá lá como for, e quaisquer que sejam os montantes. Estaremos no grau zero da exigência, e isto é terrível que esteja a passar-se com uma SOLUÇÃO GOVERNATIVA DAS ESQUERDAS. Os avisos são minimalistas e depois remetem-nos para a floresta que é o site da DGARITES. Vejamos:

Entremos no pormenor através do TEATRO:


Ou seja, o Decreto-Lei dizia pouco, as Portarias não dissiparam dúvidas, os Avisos são o que acabámos de ver, e depois o labirinto onde está tudo. Da responsabilidade de quem? É lá que se vê por exemplo:

Veja aqui

e também:

«iii) No Balcão Artes estão disponíveis em material de apoio  que auxilia o candidato na interpretação do presente aviso de abertura e na elaboração da respetiva candidatura». - Veja aqui.
Pelo tom da alínea «três i» está mesmo a ver-se  que se esquecem que estes assuntos antes de interessarem aos CANDIDATOS interessam (e para isso a ADMINISTRAÇÃO deve trabalhar) a todos os CIDADÃOS.  Mas dá ideia que já será pedir muito que aceitem isso!
Por hoje ficamos por aqui, mas já há quem tenha feito contas precisamente para o TEATRO e tenha chegado à conclusão que para 2018 há menos dinheiro do que em 2017, e há quem esteja perplexo com o júri, e consideram um retrocesso a forma como se poderá chegar ao montante máximo do apoio. Tudo visto e ponderado, parece que teremos de passar por um mestrado para perceber o SISTEMA, e isto não será por acaso ...
Outra coisa: ninguém percebe a razão do que é apresentado, isto é, os fundamentos das opções feitas ... Neste quadro voltamos a lembrar isto:

E pronto, talvez dizer que se  espera que os Senhores Deputados olhem para o assunto ..., com uma abordagem vinda da vida real e menos da liturgia parlamentar! Pensem nos eleitores: nos que votaram e nos outros que já estão divorciados, ou quase, disto tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário