segunda-feira, 31 de outubro de 2022

COM A ENTREVISTA AO JORNAL PÚBLICO DO GOVERNANTE DA CULTURA EM FUNDO (3) |VAI SER LANÇADA NO PRÓXIMO DIA 2 A APP « PORTUGAL CONTEMPORARY ART GUIDE» | e o Senhor Ministro da Cultura vai estar presente

 

Veja no site da DGARTES

 A notícia chegou-nos pelos alertas habituais que nos levaram ao site da DGARTES e de lá isto:«PORTUGAL CONTEMPORARY ART GUIDE é a nova app desenvolvida para android e IOS cujo objetivo é o mapeamento do universo da arte contemporânea a nível nacional. Funciona como agenda, guia e mapa, em simultâneo, e será disponibilizada gratuitamente a partir de dia 2 de novembro, dia do seu lançamento.

Este projeto que nasce para colmatar a lacuna existente em termos de agendas da oferta de arte contemporânea em Portugal, reúne informações detalhadas sobre artistas, exposições e coleções, bem como dos vários equipamentos expositivos, a saber: museus, galerias, coleções públicas e privadas, fundações, bienais, e espaços independentes sem fins lucrativos, entre outros. (...)». Como se pode saber o trabalho é da responsabilidade da Contemporânea, que podemos encontrar no facebook, e a que não nos podemos ligar porque não temos conta no facebook. Bem, teremos sempre os nossos leitores ...

 

Mas do que é de leitura livre:«Portugal Contemporary Art Guide -Trata-se de uma app gratuita para android e IOS cujo objectivo é o mapeamento das várias actividades expositivas a nível nacional. Funciona como uma agenda, guia e mapa, em simultâneo, alargando, assim, a possibilidade de difusão dos vários eventos, além da promoção dos artistas, dos equipamentos existentes, das várias coleções, entre outros. Portugal Contemporary Art Guide conta com o apoio da DGArtes/RPAC (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea)». 

 Como surgiram muitas perguntas ao contactar-se  com a informação acima (se calhar até têm resposta no facebook), andamos em busca e fomos ter ao sitio da Contemporânea que porventura estará na base de tudo isto:
 De lá: «A Contemporânea é uma editora especializada em arte contemporânea que integra uma plataforma digital trimestral e duas edições impressas por ano. É um espaço aberto ao pensamento, à reflexão crítica e ao entendimento da criação contemporânea e da inscrição das suas práticas num contexto global.
O seu objectivo principal é a promoção e divulgação da arte contemporânea produzida em Portugal, não obstante, privilegia igualmente outras perspectivas internacionais, no âmbito das várias práticas artísticas contemporâneas, que suscitem o debate e a reflexão crítica. (...)».

 ******************************
 
Entretanto, no passado  dia 27 fomos assistir, na Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa, ao lançamento do livro a que nos referimos no post anterior «Desenhar um guia para a Arte Contemporânea em Portugal»:
 

O Senhor Ministro da Cultura não esteve presente (aliás na altura estava a decorrer na Assembleia da República a discussão do Orçamento do Estado 2023), mas falou-se, necessariamente, muito de Cultura ...
 
 ******************************
 
Nestes ambientes ocorreram-nos outras iniciativas, equivalentes, na totalidade ou na parte, passadas e presentes, por exemplo:
 
 
Veja aqui e neste endereço , donde: «Pela arte e pela promoção do turismo, surge a Rede Portuguesa da Arte Contemporânea – Norte (RPAC-NORTE), uma plataforma online que conta com a participação de 13 instituições culturais, que se distinguem em diversas áreas da arte, arquitetura e design contemporâneos. Uma estratégia de promoção integrada que quer captar novos públicos para os espaços de arte contemporânea e moderna do Norte.

A iniciativa é da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que apresentou o projeto na passada quinta-feira (17) na Bolsa de Turismo de Lisboa. A ideia é que a rede seja nacional. O projeto do Norte foi o primeiro a arrancar e funcionará como projeto-piloto».

  ******************************
 
Depois revisitámos a entrevista do Senhor Ministro da Cultura ao Jornal Público, para confirmarmos que não estávamos esquecidos: sobre todas estas matérias NADA. Ou seja, sobre a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL; sobre a TRANSVERSALIDADE; sobre DIAGNÓSTICOS do que já se fez nestes domínios; sobre o lucrativo e sem fins lucrativos; e por aí fora ... 
Relativamente ao que lemos e ouvimos há tanta coisa a dizer! Mas deixemos para outros posts ... 
 
 ******************************
 
Ele há cada coincidência!, quando estávamos a  gizar este post na RTP passava um programa em que discutia a app takeawaycovid ...
 
 
...  continua
________________
Posts anteriores relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário