terça-feira, 20 de março de 2012

A ARTE NÃO É UMA COISA SÓ MUITO BONITA

«a arte não é uma coisa só muito bonita, é uma coisa necessária» , e apetece acrescentar que tem de ser levada a sério.  Que não é uma alegre ou triste fantochada.Vem isto a propósito do que a seguir se escreve.
1- Leitor deste blogue chamou-nos a atenção para a notícia: «O diretor-geral das Artes, Samuel Rego, revelou hoje, numa entrevista à agência Lusa, que vai ser aberto em abril um novo um concurso na área da internacionalização dos artistas portugueses, opção prioritária para a tutela» - Diário Digital de 16 de março.
2 - Outro Leitor (este parece mesmo um blogue feito pelos seus leitores) enviou-nos e-mail com a notícia do Público que tem o seguinte titulo:Apoio às Artes -O balão de oxigénio dos apoios anuais e pontuais à criação teve um corte de 100%. O texto  onde se pode ler : (...)                   
Sem apoios financeiros, as produções pensadas, e até já começadas, vão ter de parar. Sem dinheiro, a oferta cultural será reduzida, enquanto o desemprego no sector vai aumentar, garante o bailarino e coreógrafo Francisco Camacho da Rede - Associação de Estruturas Para a Dança Contemporânea.
Este criador associa o anúncio de ontem ao incentivo do Governo à emigração: "Estamos a assistir a cortes sem qualquer perspectiva". Isto revela "uma posição ideológica fortíssima, que advém também da ausência de um ministro da Cultura".
Ontem, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) recusou fazer qualquer comentário. Samuel Rego chamou a atenção para novos apoios à internacionalização, uma bolsa de 600 mil euros para um máximo de 100 candidaturas. Mas, no ano passado, entre pontuais e anuais, foram atribuídos 2,1 milhões de euros a 107 candidaturas. E criação e internacionalização não são a mesma coisa, sublinha o responsável da REDE. "O que é que se vai internacionalizar? Pastéis de nata da semana passada? Não são duas faces da mesma moeda", diz, explicando que é importante que exista dinâmica criativa no país, em vez de se pensar em levar lá fora as produções já realizadas. (...)».

3 - Entretanto o Grupo Pralamentar do PCP deu-nos conhecimento disto:
«Nesse sentido o Grupo Parlamentar do PCP requereu ao Senhor Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura a realização, com caráter de urgência, de uma Audição pública sobre o «Apoio às artes e à produção cinematográfica» e, em simultâneo, entregou um Projeto de Resolução onde se «Recomenda ao Governo que adote as medidas necessárias para a abertura dos concursos de apoio às artes», que enviamos em anexo para vosso conhecimento».
4 - E acabámos de saber através dos alertas google que «Secretário de Estado da Cultura diz que vai tentar abrir concursos de paoio às artes no segundo semestre».
5 - Perante tudo isto, rir ou chorar! Queria mais um motivo para fazer greve no dia 22? Aqui está: exijamos decência  e profissionalismo na cultura e nas artes. E, claro, SERVIÇO PÚBLICO.

Sem comentários:

Enviar um comentário