quinta-feira, 15 de março de 2012

«CCB - CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS»

A informação até é veiculada pela DAGRTES com o titulo  CCB - CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS  o que não deixa de ter a sua ironia. E o conteudo merece vir todinho para este blogue - até porque pode haver leitores que estejam interessados e que não saibam da coisa:
No âmbito do plano de atividades para o triénio 2013-2015, o Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) convida os criadores, produtores e operadores portugueses, entre outros agentes culturais, a enviarem propostas - até ao próximo dia 31 de março - que se enquadrem nos seguintes princípios e objetivos da instituição: promover a cultura portuguesa; promover a oferta cultural diversificada, permanente, atualizada e de alta qualidade; promover a inserção de Portugal nos circuitos internacionais nas áreas da cultura e do turismo cultural, bem como a projeção da cultura e da ciência nacionais nesses circuitos.
É objetivo do FCCB analisar a viabilidade de uma programação exigente, de manifesto interesse cultural e com ativa participação da produção cultural portuguesa, sem excluir a científica, no maior número possível de áreas específicas, sendo que as opções programáticas, tendo em conta a atual situação económica e financeira do país, serão sempre realistas e viáveis.
As propostas devem ser caracterizadas sinteticamente e acompanhadas de uma estimativa de custos, indicação de eventuais patrocínios e previsões de financiamento, bem como de modalidades viáveis de coprodução nacional ou estrangeira e de circulação dentro e fora do nosso país, previsões de calendário e ainda quaisquer outros elementos que o proponente ou proponentes considerem úteis para uma apreciação criteriosa.
As propostas cuja análise as qualifique, no entender do Conselho de Administração, para inclusão no plano trienal de atividades serão objeto de posterior negociação com os interessados, sempre sob reserva de aprovação desse plano pelo Conselho Diretivo da FCCB, nos termos estatutários.
Se da presente iniciativa resultarem contributos válidos para a programação das atividades da FCCB, esta passará a ser realizada todos os anos, sendo assumida como ação estruturante do diálogo com criadores, produtores, operadores e agentes culturais
Por acaso no último dia 13 - há dois dias - saiu a Portaria 58/2012 que regulamenta o apoio à internacionalização através da DGARTES.
E tudo isto talvez merecesse ser conjugado. Mas por agora apenas: numa perspetiva da intervenção do Estado na cultura e nas artes, afinal o que compete à DGARTES e o que é que compete ao CCB? Não é de admirar que apareça uma justificação do género da apresentada para no CCB não se seguir o novo Acordo Ortográfico.

 

1 comentário:

  1. Caro amigo

    E por acaso sabe quando saem as decisões de escolha das propostas apresentadas? Será que foi tudo anulado e quem apresentou propostas ainda não sabe?
    Se puder diga-me ok?
    Miguel B.

    ResponderEliminar