domingo, 18 de novembro de 2018

ALEGREMO-NOS! NO PARLAMENTO NÃO SE DISCUTE APENAS TOURADA | Há quem peça reforço para o orçamento da DGARTES ...



Por exemplo, do Público:
 «(...)
O PCP entregou logo a 2 de Novembro uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2019 pedindo que a verba da Direcção-Geral das Artes directamente utilizada no apoio às artes seja reforçada em 5,5 milhões de euros. Mas para já o PS só terá dado o seu acordo a um pedido de reforço feito pelo PEV no valor de 1,2 milhões.
O orçamento da DGArtes proposto no Orçamento de Estado apresentado em Outubro é de 28,8 milhões de euros, mas com o reforço do PEV poderá crescer para quase 30 milhões. Feitas as contas à proposta do PCP, a DGArtes teria um orçamento total de 34,3 milhões de euros. (...)». Leia na integra.

E do que se pode ler no Relatório que acompanha a proposta do Orçamento de Estado para 2019:

Leia aqui na página 33 | é capaz de haver por ali uma gralha ...


Duvidamos que o dito cidadão comum tenha tempo para se dedicar a compreender esta guerra de números. Mas certamente que gostaria de saber, em termos ideais,  que Programas e Projetos se querem levar a cabo na esfera das «Artes da Dgartes» -  e dos Nacionais -, como se distribuem pelo País, como se apuraram os seus orçamentos, como ... - por exemplo, que remunerações são praticadas - e depois, se for o caso, que nos seja dito que o ideal não foi possível,  que teve de haver cortes, e nos explicassem com critérios politicos.
Já agora, quando se compara com 2009/2010, é fundamental que essa comparação seja feita em termos individuais e globais. Expliquemo-nos, certamente que de lá para cá aumentou o número de Organizações culturais com Projetos a integrarem O SERVIÇO PÚblico, assim sendo o valor de então já não chegaria. Ah!, mas entretanto já houve quem fechasse - lembram-se da Cornucópia? - é capaz de na bitola 2009/2010 andar ela por ela ... Estão a ver, também não resistimos  a entrar no jogo dos números veiculado pela comunicação social ... Uma certeza: para se dar o salto necessário ao desenvolvimento das artes em Portugal, e utilizando linguagem futebolistica, no que a orçamentos diz respeito temos de dar o salto da terceira divisão  para a primeira divisão ...Sejamos exigentes, ó gente ! Então onde está o orçamento nunca antes visto anunciado pelo Primeiro Ministro?
Estes processos, estes jogos, esgotam um santo! Utilizando a linguagem de todos os dias, já não há paciência ... Alguém que catapulte a discussão para outro patamar !


Sem comentários:

Enviar um comentário