quarta-feira, 1 de março de 2023

COM A APROXIMAÇÃO DO DIA 8 DE MARÇO TALVEZ O SENHOR MINISTRO DA CULTURA NOS POSSA DIZER QUALQUER COISA SOBRE O QUE PENSA FAZER NA ESFERA DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NO SETOR DA CULTURA E DAS ARTES

 

Pode ver aqui

 

É verdade, a questão da igualdade entre homens e mulheres na cultura e nas artes é assunto para o qual devia saber-se quais a(s) política(s) públicas. Está bem Senhor Ministro, faça com que seja «titulo» na comunicação social, quiçá manchete. Ajuda, e o Senhor Ministro sabe fazer isso como ninguém. Mas o que se pretende, naturalmente, é que haja trabalho «de bastidores» que dê suporte ao que se quer público. Mas disso, conceptualmente, o Senhor Ministro sabe, só há que agir, na prática, em conformidade. Então, e aproveitando que o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - 8 MARÇO - se aproxima aqui vão alguns contributos, alguns em jeito de «memória», coisa que se sabe não abundar no Ministério da Cultura e em especial nestes domínios. Vamos a isso:

- Comecemos por ver o quanto é «poucochinho» o fixado na «Estratégia Nacional para a Igualdade e a não Discriminação 2018-2030» na esfera da Cultura e das Artes. E o que está lá até aconteceu na sequência da auscultação pública. Mas pronto o que existe é suficientemente amplo que dá para tudo ...

 


- Embora por aqui, no Elitário Para Todos, nem se gostasse muito da fórmula, mas aderia-se à ideia, havia a Distinção «Mulheres Criadoras de Cultura». Se formos ao Google conseguimos saber mais sobre a coisa - Veja imagem inicial deste post. E pode ver-se uma «narrativa» até à data num post do blogue «Em Cada Rosto Igualdade»:

 

Veja aqui

 De lá:


- E aprender com outros impõe-se. Vejamos o que se passa em Espanha e em França: 

 

 

Veja aqui

 
Já agora, como se pode ver no site do Ministério da Cultura francês:

 

 

Leia na integra

«Chacune à sa manière, elles auront été des «irrégulières», empruntant des chemins de traverse pour l'accomplissement de leur art. Retour sur Sarah Bernhardt, Colette et Alice Guy, trois femmes d'exception qui ont porté la création au sommet».

 

Pois é, mas o nosso Ministério nem site tem.

 

******************

E ficamos por aqui, apenas lembrando, ainda, o lema para o Dia Internacional das Mulheres deste ano indicado pela UN WOMEN:




Sem comentários:

Enviar um comentário