quinta-feira, 23 de março de 2023

HOJE, EM LISBOA, NA CULTURGEST COMEÇA «UMA FESTA PARA GIL MENDO, O GRANDES ESPECTADOR» QUE VAI DURAR TRÊS DIAS | Associamo-nos sublinhando a sua participação na formulação de politicas públicas para a dança

 

recorte do jornal Público de 23 MAR 2023

 

 

GIL MENDO vai ser«celebrado» na Culturgest como já divulgámos no post «PARA O GIL | TRÊS DIAS DE HOMENAGEM A GIL MENDO» | Na Culturgest - Dias 23-24-25 - MAR 2023 |LISBOA. Hoje, o jornal Público dedica-lhe o trabalho a que se refere a imagem inicial. De lá: «Gil Mendo morreu há precisamente um ano, data que dois dias de conferências e um de maratona de dança, teatro, música e performance assinalam agora na Culturgest, em Lisboa, entre esta quinta-feira e sábado, com entrada livre.

Três dias em que se conversará sobre temas que lhe eram caros no universo da dança – a educação, a programação, os apoios públicos e as redes nacionais e internacionais – e em que haverá apresentações de criações novas e de fragmentos de espectáculos, sobretudo ao vivo, juntando os que se sentem, de certa forma, herdeiros deste coreólogo que fez carreira a ensinar, a desenhar políticas para a dança e a promover o que se fazia em Portugal nas salas europeias, com uma generosidade difícil de igualar. (...)».

 

****************************

 

Queremos associar-nos à FESTA, revisitando o passado em que Gil Mendo colaborou no Gabinete do Secretário de Estado da Cultura Rui Vieira Nery e, de seguida, no IPAE  - Instituto Português das Artes do Espectáculo, hoje DGARTES.  Aí mais do que «apoios públicos e as redes nacionais e internacionais», era, como é conhecido de muitos,  a política pública para a DANÇA em geral e na esfera do SERVIÇO PÚBLICO em particular que mobilizavam os esforços. E o entusiasmo sereno de Gil Mendo certamente que está na memória de quem dele partilhou. Num verdadeiro trabalho de equipa que talvez mereça ser revisitado nestes tempos em que não se percebe o que verdadeiramente acontece no Ministério da Cultura. Como, por exemplo, se responde a esta questão:  quem reflete as políticas públicas para a DANÇA?

Desse tempo, esta memória em que Gil Mendo esteve presente:


do Encarte distribuído com jornais



 

do projeto deixado por Rui Vieira Nery
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário