quinta-feira, 30 de março de 2023

RECORDAR JOSÉ DUARTE | o senhor dos «5 minutos de jazz» e muito mais ... | DEIXOU-NOS

 

Leia no Portal Sapo

 

Começa assim o trabalho de Miguel Morgado:

«José Duarte amou e divulgou o jazz ao longo de uma vida. Todos os dias, desde 1966, colocou um género musical sem ser de massas na playlist dos ouvintes portugueses. 1, 2, 3....1, 2, 3, 4, 5 minutos de jazz para todos. João Moreira dos Santos, autor do programa Jazz a Dois (RTP/Antena 1), recorda ao SAPO24 a vocação do Senhor Jazz e dá a conhecer facetas do outro lado do disco.

«Um homem e um género de música em perfeita simbiose confundiram-se num só durante mais de seis décadas. José Duarte, o Senhor Jazz, morreu esta madrugada. Para trás fica uma paixão por uma arte e uma vida dedicada à divulgação da música que tanto amou.

João Moreira dos Santos, autor, desde 2013, do Jazz a Dois (RTP/Antena 2) e colaborador na imprensa nacional e estrangeira (Expresso, Visão História, Blitz, A Capital, Jornal de Letras, Más Jazz e Allaboutjazz, recorda o divulgador do jazz ao SAPO24.

José Duarte era alguém que percebeu “como poucos” o jazz. Um género musical que não era de, nem de perto, nem de longe, de massas, mas era amado por ele “de paixão”. Ao jazz conseguiu “dar tudo e por praticamente todos os meios”, divulgando-o seja através da rádio, televisão, jornais, revistas, online, promoção de eventos, concertos e tudo o mais, relembrou. (...)». Continue.

 **********************

Obrigado, José Duarte 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário