«(...) Produtores continuam à espera de apoios
“Estamos à espera de 76% dos financiamentos previstos no ICA e no PIC [Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema] que sejam executados ainda este ano. (…) O dinheiro não está a chegar aos produtores portugueses, aos técnicos de cinema, não está a chegar aos artistas! É uma situação absolutamente anormal. Estamos [quase] em novembro e isto é uma vergonha. Não estou interessado em falar de 2024, porque 2023 está numa circunstância absolutamente dramática”, exclamou Fernando Vendrell, da direção da APCA.
O lamento é corroborado pelo produtor João Matos, da direção da PCIA: “Os concursos abrem com atraso, as decisões saem atrasadíssimas e isso cria algum desacerto no setor quer a nível das produtoras, quer a nível dos milhares de trabalhadores que estão ligados ao setor”.
As duas associações pedem ainda um novo plano estratégico, porque o anterior diz respeito ao período 2014-2018, e porque o Ministério da Cultura já pediu estudos ao setor e foram apresentadas conclusões, sem que daí tivessem sido anunciadas novas linhas programáticas. (...)».
Sem comentários:
Enviar um comentário