domingo, 12 de novembro de 2023

NESTE DIA DO FUNERAL DE MANUEL GUSMÃO - 12 NOV 2023 - COORDENADAS PARA QUEM SE QUEIRA DESPEDIR | e vejamos como a universidade lembra o professor | ao mesmo tempo recordemos o seu «O desejo de futuro»

 

 
De lá também:  «(...)Durante os seus anos na Faculdade foi professor de muitos alunos que vieram depois aqui a ensinar, e alguns dos quais orientou formal e informalmente em mestrados e doutoramentos. “Para além dos seus muitos outros méritos, foi sem margem para dúvidas um dos grandes professores de literatura da Faculdade”, refere Miguel Tamen, que foi um dos seus seus muitos alunos de literatura francesa no fim dos anos 70. “Não consigo pensar em certos livros sem me lembrar de como ele falava deles” (...)»

*

*  *

Sobre o velório e funeral

 

*

*   *

E sobre o FUTURO

 

Termina assim: «(...)E contudo tudo se transforma. Transforma-se o mundo em nós e fora de nós. E da mudança dos tempos e das vontades, nós participamos. Não como animais caminhando para o abate, nem como demiurgos incondicionados. Mas como agentes procurando o máximo de consciência possível, estendendo as mãos e tacteando os possíveis; fazendo de acordo com os tempos a vinda de um outro tempo. Não somos adivinhos, nem sabemos rigorosamente prever qual será o rosto do futuro, mas isso não nos impede de o desejar. O carácter profundamente transformador do trabalho humano, o facto de uma criança de dois anos ser capaz de produzir uma frase que nunca ouviu, o facto de a poesia reinventar a língua em que se escreve, o facto de as artes serem construções antropológicas e de os humanos se configurarem e reconfigurarem, segundo uma auto-poiesis histórica, são fundamentos suficientes para que nos possamos, sem mais garantias, prometer um futuro, "uma terra sem amos". Porque nós habitamos o mundo, e o mundo é a nossa tarefa». 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário