quinta-feira, 9 de novembro de 2023

MANUEL GUSMÃO | deixou-nos, mas vai continuar connosco porque «Manuel Gusmão fala-nos da alegria, “contra todas as evidências em contrário”. Sabendo que a procurava sempre, e sempre com os seus camaradas e com os trabalhadores, porque “Nós somos a esperança que não fica à espera”»

 

 

Para o Elitário Para Todos  um momento de infinita tristeza, morreu Manuel Gusmão.   Sobre a sua vida a Nota do PCP:

 

«O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa com pesar o falecimento de Manuel Gusmão, destacado intelectual comunista, com uma ligação ao PCP de mais de 50 anos, e transmite à sua família os sentidos pêsames e a sua solidariedade neste triste momento. Com uma obra de grande vulto no panorama literário e académico, Manuel Gusmão é dos mais distintos intelectuais portugueses (...).

 Manuel Gusmão foi um criador no campo da arte e da intervenção social e política. Teve, através desses dois caminhos nele convergentes, toda uma vida dedicada à cultura: à cultura dos que resistem e lutam, dos que sobrevivem e criam, dos explorados e dos humilhados. Homem, intelectual, militante do seu tempo, intervindo sempre, na poesia e na militância, para fazer um tempo novo. Intelectual de uma profunda cultura, construída e alicerçada no estudo e na estreita ligação com os trabalhadores e o povo português.  

Manuel Gusmão fala-nos da alegria, “contra todas as evidências em contrário”. Sabendo que a procurava sempre, e sempre com os seus camaradas e com os trabalhadores, porque “Nós somos a esperança que não fica à espera”». Na integra  a NOTA DO SECRETARIADO DO COMITÉ CENTRAL DO PCP.
 
 
*
* * 
 
DO PENSAMENTO QUE NOS DEIXA PALAVRAS QUE NOS ENCHEM DE QUE TANTO GOSTAMOS E NOS MOSTRAM RAZÕES E ANIMAM  PARA NÃO DESISTIRMOS DA CULTURA E DA ARTE  


 
*
*  *
 
Revisitemos, no AbrilAbril
 
*  * 
 
Terminemos com este post de 2016
 
 
  *
*   * 

 
E apetecia-nos não parar de partilhar a cascata de memórias que nos assola sobre Manuel Gusmão, certamente pela sua obra e por ser pessoa, pessoa - GENTE! -   que tanto admirávamos. Uma certeza, isso vai continuar.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário