quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

DE MINISTRA/O ESPERA-SE MAIS DO QUE «ARTIGO/CRÓNICA» | Onde encontrar o Plano Setorial da Igualdade Para a Cultura e as Artes?

O artigo/crónica acima (e comecemos por declarar a embirração de estimação quanto aos artigos de opinião dos governantes sobre matérias da sua governação) levou-nos a procurar enquadramento e a trazer para aqui isto: 

 
 
Mais aquando da apresentação da Estratégia:
 
 
Se quisermos saber pormenores do «Stronger Future» temos  mais informação  neste endereço:https://www.gleichstellungsstrategie.de/rgs-en.E lá um espaço para isto:
 
 É de lá:«Our goal: Eliminating stereotypes in culture and science -Women hold fewer leadership positions in the cultural and media sectors and earn less. The Federal Government Commissioner for Culture and the Media established the round table “Women in Culture and Media”, which presented and subsequently put through recommended courses of action for more gender equality. Initiatives, such as ProQuota Film, ProQuota Media and ProQuota Stage, sensitise the public for the continued underrepresentation of women in culture and the media and aim at raising the quota of women in leadership positions. They are supported by the Federal Government».

Equal chances for women and men are also an issue in the science sector. The Federal Government and the states (Länder) have seen many successes over the past years in getting more women to join the science system – at different levels, even in top positions. In order to further increase women’s participation in science, however, organisational structures will need to be improved further. E são estas as medidas:

 

 
 
Depois da Croácia e da Alemanha, vamos ao nosso País. E quanto a isso temos as coisas muito (aparentemente)  «arrumadinhas», depois de muito se penar na procura e termos de pensar com a lógica «Áreas de Governo», ou seja, nada de Ministérios ..., por conseguinte nada de perder tempo à procura de site  de «ministério» ou de «Secretaria de Estado» - (está visto, aqueles alemães são uns atrasados ...). Assim, existe uma Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade na área de Governo Presidência e Modernização Administrativa, e aí, no Portal do Governo, temos  «informação governamental». Se quisermos saber mais vamos à CIG - Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género -  e fomos rápidos porque no Elitário Para Todos temos gente que domina estes meandros senão estávamos «feitos» ... Do que encontrámos:

 


E lá fomos ler (confessemos, reler) a Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2018 de 21 de Maio em busca do que teriamos sobre a Cultura e as Artes e confirmar o que se tinha de memória: pouco haveria, e o que existia, se bem se recorda, resultava da mobilização conseguida na fase de discussão pública do diploma porque na versão inicial era o deserto ... É isto o que se encontrou:





Depois, procurámos o Plano Setorial da Igualdade para a Cultura: certamente por incapacidade nossa,  não o encontrámos. Para quem está distante destes expedientes procurávamos algo similar ao que decorre deste Post no Blog Em Cada Rosto Igualdade: 

A LINGUAGEM INCLUSIVA NAS FORÇAS ARMADAS E PARA ALÉM DISSO

.

.  . 

Resumindo: desde logo, para uso doméstico, o artigo das três ministras leva a que seja justificável pedir à Senhora Ministra portuguesa que nos faça um ponto de situação sobre a(s) igualdade(s), nomeadamente entre homens e mulhares - a «diversidade» é coisa maior - na esfera da cultura e das artes. Em especial que nos diga onde podemos encontrar o respectivo Plano Setorial.

____________

Continua, em breve ...  


Sem comentários:

Enviar um comentário