Dando continuidade a este post anterior justifica-se que se divulgue o sitio onde se pode saber sobre a Igualdade de Género na União Europeia (veja imagem acima). E perante o que se pode ler no Artigo das três ministras - « Assim sendo, nós, as ministras da Cultura da Alemanha, Croácia e Portugal, pretendemos trabalhar com os nossos colegas europeus para desenvolver projetos e medidas inovadoras para a cultura. Estamos a aproveitar a oportunidade oferecida pelas nossas três presidências sucessivas do Conselho da União Europeia para colocar, pela primeira vez, o tema da igualdade de género na agenda política cultural europeia, bem como no quadro do trio atual» - (ah, esta necessidade da primeira vez !) - as seguintes observações:
- Devem ou não esses projetos e medidas inovadoras constarem da estratégia global? Isto é, deve a Cultura e as Artes ter o seu espaço no Documento Organizador, como acontece na Alemanha?
- Será que já não houve projetos e medidas (inovadores ou não, o que é que isso seja) na esfera da cultura e das artes? Que tal fazer um inventário. Essa volúpia para começar do zero não é boa ideia ...
- E saber das reivindicações que existem na esfera da cultura e das artes por parte dos seus profissionais, em especial das mulheres, talvez seja avisado ... Existem, existem ...
**********************
Necessariamente, Senhora Ministra da Cultura portuguesa, há que fazer tudo aquilo cá para a nossa terra: quando isso acontecer vai ficar surpreendida com o que existe. E assoberbada com o que falta fazer. Espantada com as sugestões que apareceram em iniciativas públicas para se atingir o desejado.
______________________
Continua, em breve
Sem comentários:
Enviar um comentário