segunda-feira, 18 de março de 2024

Nuno Júdice

 

de lá:

 

*
*  *
 
Das tantas reações à morte de Nuno Júdice:
 

"Quando estive no TNDMII convidei-o para almoçar, para lhe lançar o desafio de traduzir essa obra maior que é Cyrano de Bergerac. Ele disse-me, no seu jeito educado e gentil, que ia de férias e que iria pensar no assunto. Passado umas semanas ligou-me e disse que precisava de falar comigo. Quando nos encontrámos, explicou-me que tinha lido a peça de Edmond Rostand e que tinha adorado, tanto, que a tinha traduzido sem parar durante as férias e num gesto inesperado, tirou da pasta a sua magnífica tradução dizendo: aqui tem", contou. "Não lhe tinha sequer falado das condições financeiras, nem dos prazos para o trabalho ser realizado. Fiquei sem palavras e profundamente comovido, pelo seu gesto, pela sua paixão, pela sua generosidade. Nunca esquecerei. Obrigado Nuno", completou. Diogo Infante.


*
*  *
 
E das «pequenas coisas» que só os «grandes» fazem, também lembrámos, do início de 2023, esta participação, onde também se discutiu «tradução» (aliás a de Reinar Depois de Morrer é de Nuno Júdice) - como estar ali fosse algo mesmo importante  a que não se podia faltar ... :

 


Sem comentários:

Enviar um comentário