quarta-feira, 27 de março de 2024

COMO DESEJAMOS QUE HOJE «DIA MUNDIAL DO TEATRO 2024» SEJA DE FESTA LIMITEMO-NOS A DIVULGAR O PROTOCOLO TEATRAL NO ÂMBITO DOS «50 ANOS DO 25 DE ABRIL» |«dez companhias de teatro históricas convidadas a criar ou repor espetáculos sobre a data» | DEIXEMOS REFLEXÕES A PROPÓSITO PARA OUTRA OCASIÃO

 

  Veja aqui

De lá: «A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril assina esta quarta-feira, Dia Mundial do Teatro, um protocolo que formaliza o convite dirigido a dez companhias de teatro históricas para apresentarem uma proposta de criação artística ou de reposição que contribua para a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática. Os projetos serão avaliados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) e executados até 2025. Através do Fundo de Fomento Cultural, será atribuído um apoio total de 550 mil euros a estas entidades».
Mais: «Para esta iniciativa foram selecionadas companhias de teatro com atividade no período da Revolução e que nasceram ou se consolidaram nesse período: Companhia de Teatro de Almada; A Barraca; O Bando; Centro Dramático de Évora; Comuna – Teatro de Pesquisa; Novo Grupo de Teatro – Teatro Aberto; Seiva Trupe – Teatro Vivo; Teatro de Animação de Setúbal; Teatro Experimental de Cascais; e Teatro Experimental do Porto».
 
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Ainda assim, desde já, nomeadamente para comparar:
 
 
 MINISTÉRIO DA CULTURA
 Despacho Normativo n.º 43/96
 Artigo 37.º
 
As companhias convencionadas referidas no capítulo II são, no triénio de 1997 a 1999, as seguintes: Companhia de Teatro de Almada, A Barraca, O Bando, Centro Dramático de Évora, Comuna — Teatro de Pesquisa, Teatro da Cornucópia, Novo Grupo, Seiva Trupe — Teatro Vivo, Teatro de Animação de Setúbal, Teatro Experimental de Cascais
 
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Não, não, em qualquer ocasião de comemorações dos 50 ANOS DE ABRIL na esfera do Teatro não se pode esquecer  a CORNUCÓPIA! E serão tantas as formas de o fazer!

 
 
 
Só pelo que nos é dito no site podemos avaliar como contribuíram para «a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática». Como antes e depois!, diremos nós.  Até hoje e, estamos certos, no futuro. É verdade, pertencemos aos ORFÃOS DA CORNUCÓPIA, e temos obrigação de não deixar «branquear a história» ...  

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E por uma questão de raciocínio coerente sobre a intervenção estatal, lembremos este post recente:«MAS O QUE É ISTO SENHOR AINDA MINISTRO DA CULTURA? | «Jorge Castro Guedes continua: “De súbito, recebi um email, era um convite de Pedro Adão e Silva feito às companhias matriciais que ainda existem (TEP, TEC, Barraca, Comuna e Seiva Trupe) para um projeto para o 25 de Abril. Não era um concurso, era um convite direto no valor de 55 mil euros”, comenta, ainda com espanto, o encenador. Esse convite resulta num segundo espetáculo sobre a efeméride que se chamará “O coro das águas” e que tem estreia prevista para 2025»|O MINISTRO MAGNÂNIMO INVENTA A SUA POLITICA DO CONVITE? | RESPEITEM-NOS! | NÃO EXPLOREM A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA CULTURA».



 

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