Já nos tínhamos referido ao espetáculo em cena no TMJB neste post: COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA |«O Futuro já era» |TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | 1 a 24 MAR.2024 | ALMADA. Mas depois de termos visto a peça e assistido à CONVERSA do sábado passado, e lido o Texto acima, não resistimos a sugerir isto: não perder «o pacote». E há mais para acrescentar, por exemplo, que ainda se pode ver a Exposição «A censura ao Teatro» e ... jantar no restaurante do Teatro ... e ...
Em especial, queremos notar que no dia em que se esteve lá a sala estava maravilhosa: a maioria eram jovens. Que belos espetadores! E será de dar os parabéns aos professores que os/as acompanhavam ... Ah, como seria interessante que esses mesmos jovens participassem em conversas, e comentassem o texto, a cenografia, o guarda-roupa, a música, o percurso da autora, as palavras do encenador ... O FUTURO. O que desejam para todos e para si próprios. Concordam com o «fim» da peça, ou veem e desejam outras possibilidades?
E aproveitemos a ocasião agora que parece óbvio que um NOVO CICLO PARA A CULTURA é de reivindicar - retomar o lema CHOQUE CULTURAL? -, a exigir aos poderes institucionais e a cada um de nós, o que e como aprender com o Projeto COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA/TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE para que possa ser replicado pelo País em contexto internacional? E que financiamento estatal é o ajustado e racional para este agente com sede em Almada mas Nacional e do Mundo? Sem estas e outras respostas não há ESTATUTO DE ARTISTA que resista, e lembramos o assunto porque acabámos de ouvir na TSF que foram introduzidos «uns remendos». Ó deuses, precisamos de um SETOR CULTURA digno desse nome! Em que a precariedade não domine. O que não entendem?
Sem comentários:
Enviar um comentário