quarta-feira, 25 de julho de 2012

NOS JOGOS OLIMPICOS, CULTURA


Nem sabemos por onde começar ao contactar-se com o lado cultural dos Jogos Olimpicos de Londres 2012, prestes a iniciarem-se, tal é a oferta.  Mas aqui está um olhar: desde logo o endereço do Cultural Olympiad onde pode ver tudo; depois este pormenor - De 28 de Julho até 14 de Agosto, a Canning house na Belgrave Sq em Londres na esquina contrária à Embaixada de Portugal, contará com uma exposição subordinada ao tema do Fado. A exposição, está incluida no Programa da participação da Equipa Olímpica em Londres 2012. A exposição é uma produção do Museu do Fado que já esteve presente em Paris e na primeira edição do Festival do Fado em Madrid. Este ano, estará no Reino Unido a acompanhar a equipa olímpica portuguesa a Londres.
A exposição conta com discos em vinil de 78rpm, partituras, diversos objectos relacionados com a cultura do fado e uma guitarra que pertenceu a Jaime Santos. A comunicação da iniciativa estrá patente em português, francês e inglês.
Haverá ainda um programa onde constam a projeção de filmes, documentários e diversos registos históricos ligados ao fado. A exposição, conta a história do fado através dos tempos apresentando cartazes, jornais e outros registos de imprensa, alusão ao teatrode revista, discografia e a presença do fado na World Music. A exposição, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu do fado. E por fim o meu acontecimento preferido:

19 July – 25 November 2012

que ando a divulgar desde que dele tive conhecimento através de uma Newsletter do British Museum. Pois é, mas, em princípio, não vou estar em Londres durante este periodo. Inveja boa dos «sortudos».

Sem comentários:

Enviar um comentário