sábado, 14 de julho de 2012

«PROGRAMAS DE APOIOS ÀS ARTES»

Através dos alertas google no Elitário Para Todos ficou a saber-se disto que está no site da DGARTES:
«Como parte integrante da sua política de intervenção, a Direção-Geral das Artes encontra-se a definir os procedimentos conducentes à abertura dos programas de apoio financeiro às artes de caráter profissional, visando o desenvolvimento de programas de atividades e projetos nas diversas áreas: arquitetura, artes digitais, artes plásticas, dança, design, fotografia, música e teatro.
O presente calendário de execução dos programas de apoio financeiro às artes, nas diversas modalidades, visa garantir a regularidade da produção e da oferta cultural no país, assegurando a abertura dos procedimentos com a antecedência necessária à implementação dos projetos e programas no começo de 2013.
RECOLHA DE CONTRIBUTOS
Prosseguindo com uma atuação que se pauta pelo diálogo e pela parceria institucional com o setor artístico e com as entidades públicas nacionais, a Direção-Geral das Artes considera prioritário que os procedimentos sejam antecedidos de uma fase de recolha de contributos para se estudar o desenho do modelo e discutir os instrumentos operativos - a legislação aplicável, os formulários, as formas de intervenção, etc. - juntamente com todos os agentes que entendam colaborar neste processo. Esta recolha de contributos e sugestões terá lugar de 20 de agosto a 7 de setembro.
ABERTURA DOS PROCEDIMENTOS
A abertura dos programas de apoio implementados pela Direção-Geral das Artes será publicada nas seguintes datas:


SESSÕES INFORMATIVAS
(...)».
(+)
Sem comentários,   mas  vamos ficar atentos às reações que publicaremos aqui, no blogue, mesmo em tempo de férias. Para já apenas o que através de outro alerta Google se ficou a saber publicado no Diário Digital:

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai abrir, a partir 24 de setembro, os concursos de apoio às artes com um montante que deverá ser «semelhante a este ano», revelou hoje à agência Lusa o diretor-geral Samuel Rego.

A DGArtes disponibilizou hoje no seu portal - www.dgartes.pt - a calendarização de todos os concursos para os agentes e artistas interessados em apresentar as candidaturas nas várias modalidades.
No calendário, estão previstos concursos de Apoio Direto Anual, Bienal e Quadrienal, e de Apoio Indireto Bienal e Quadrienal, com abertura prevista entre 24 e 28 de setembro de 2012, e os de Apoio Direto Pontual, com abertura entre 01 e 05 de outubro.
Como se vê a notícia não corresponde exatamente ao que está publicitado no site da DGARTES. Continua a não saber-se quando vão ser os concursos. Mas esclarece um pouco mais quanto aos montantes: «semelhante a este ano». Pode ser que na resposta às perguntas vindas do Parlamento, referidas em post anterior, se fique a saber mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário