sábado, 16 de abril de 2016

O GOVERNO DEBATE O PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS 2016 COM A SOCIEDADE CIVIL





Por aqui, ou seja, pelo Elitário Para Todos, não somos grandes fãs do termo Sociedade Civil, ficando-se sempre na dúvida quanto ao seu verdadeiro alcance. Mas gostamos de DEBATE, e damos tudo por uma boa discussão. E muito mais quando sabemos ao que vamos, na circunstância, e para que fique claro logo à partida: em busca de um  PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS PARA A CULTURA E AS ARTES. E não se pode deixar passar o momento, depois de olharmos o anunciado na imagem acima, e de lermos também no site do Governo a notícia que se segue:

«2016-04-14 às 16:24
O Governo debate o Programa Nacional de Reformas 2016 (PNR 2016) com a sociedade civil, nos dias 15, 18 e 19 de abril, em Setúbal, Coimbra e Porto...» -  Leia aqui, no espaço do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas. 


Partindo do principio de que os nossos leitores pertencem à Sociedade Civil, e que são cidadãos empenhados, e uns podem mas outros não ser especialistas nestas coisas, e que embora não sendo dos sítios acima indicados, vão lá - será que vai haver mais locais ? -  do que nós conseguimos arrolar para ajudarmos a quem queira debater:

 - Sobre o Plano Nacional de Reformas, há uma apresentação disponível na internet, neste endereço. O slide inicial:  


  


Procure  por «cultura» ou «artes» e nem sequer as palavras encontra - como um leitor nos assinalou. Estamos conversados. O que se pode adiantar nos debates? Eventualmente pedir que esclareçam isso mesmo. Mas para adiantarmos caminho e não fazermos feio, este Programa Nacional de Reformas terá de ser inserido no que é conhecido por SEMESTRE EUROPEU:

No dia 27 de abril, a versão final do Programa Nacional de Reformas «bem como a do Programa de Estabilidade (que contém as metas económicas e financeiras), serão debatidos na Assembleia da República, após o que serão submetidos à Comissão Europeia», como se pode ler no Portal do Governo no endereço atrás referido.

Dizem-nos que tudo tem de ser transparente. Ora, em busca da transparência, até nos convencerem  do contrário, há que mostrar como é que estes Programas se articulam com o que sistematizamos em post anterior, neste: 

PLANO E ORÇAMENTO | o pacote | E A CULTURA DENTRO DELE


E antes de tudo isto com o Programa do Governo - recuperemos  «O QUE SE QUER FAZER NA CULTURA».

Para terminar, não podemos deixar de lembrar da campanha eleitoral:



Sem comentários:

Enviar um comentário