quarta-feira, 6 de abril de 2016

PLANO E ORÇAMENTO | o pacote | E A CULTURA DENTRO DELE



Para os mais afastados destas matérias, e antes de continuarmos a esmiuçar o Orçamento do Estado de 2016 - como já fizemos aqui para uma parte -  e a verificar o quanto se está longe do 1% para a cultura, em todas as componentes,    é importante voltar a lembrar que há outros diplomas que mereciam tanta ou mais atenção que o ORÇAMENTO ANUAL DO ESTADO. A não ser que tudo isto seja um «faz de conta», mas à partida ninguém aceita que assim seja. Com estas ideias em mente, e uma infinita boa vontade,  repare-se no Quadro Plurianual de Programação Orçamental 2016-2019:


 Olhem só para aqueles espaços em branco - serão auspiciosos ou nem por isso? -   e  para o agrupamento onde se encontra a Cultura - na Soberania. Perante isto, passe a ironia,  como é que alguém pode reclamar de que que o Governo não está a dar importância à Cultura! E não esquecer que temos Ministério da Cultura.  Ainda, e até respondendo a quem perguntou se ainda se pode fazer alguma coisa em termos do Orçamento do Estado de 2016 para a cultura: estas coisas não estão escritas na pedra, a própria lei 7-C/2016  diz isto:

Artigo 3.º
Alterações orçamentais 
Sem prejuízo da manutenção dos valores anuais de despesa, podem
 os limites de despesa por programa e área constantes do anexo
 à presente lei ser objeto de modificação em virtude de alterações orçamentais


Bem se sabe, que nestas coisas ao puxar a manta cobre-se de um lado e destapa-se de outro, mas as verbas da cultura são tão miseráveis - trocos para outros ministérios - que é capaz de compensar reforçar a Cultura por contrapartida de outros setores. Vá lá, façam uma «vaquinha». E ao mesmo tempo reflitam as verbas comunitárias. Responda-se ao apelo: haja imaginação! Ah, e então, aquela maioria que sustenta a solução governativa, se calhar tem alguma «na manga» e ainda nos vão surpreender ...Só pode ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário