sexta-feira, 22 de julho de 2016

LUÍS RAPOSO |« MNAA: um passo em frente e quantos outros atrás ?»

Recorte do artigo do Público que pode ser lido aqui


E uma outra passagem do artigo de Luís Raposo - lembre-se em resposta ao de Raquel Henriques da Silva a que nos referimos aqui:
«(...)
 Quer tudo isto dizer que sou contrário a conferir ao MNAA autonomia de gestão? Claro que não. Sempre me bati por maior autonomia de gestão dos museus nacionais. Mas dentro dos parâmetros que definem os serviços públicos e não em regime de fatiamento dos mesmos, entre os que fi cam, entregues às suas sombras, e os que saem, destinados a ver o sol. Defendo uma autonomia que já tiveram, de resto, e deveria ser aprofundada: plano estratégico, orçamento e quadro de pessoal próprios, capacidade de arrecadarem e gerirem receitas. O problema aqui é outro, portanto: é construir uma verdadeira política cultural para os museus nacionais e não simplesmente sucumbir a agendas mediáticas temporãs.(...)», e que termina assim:

Em linha com o que se lê no artigo, como já temos tantas vezes escrito aqui no Elitário Para Todos, precisa-se de um Plano para criar verdadeiramente o Ministério da Cultura e repensar os seus organismos: os museus e os outros. E como fazer?, como vem nos livros e a prática já ensinou. E  HAJA DEBATE, e obrigado a quem o faz. Quanto mais melhor. Uma coisa é certa, face à urgência da situação, DEVAGAR, DEVAGARINHO é que não, embora por aqui se goste do de Martinho da Vila:







Sem comentários:

Enviar um comentário