segunda-feira, 25 de julho de 2016

PROJETO | «Algarve: valorização artística e promoção do território».




O despacho na integra aqui.


Gostavam de saber o que é o Projeto «ALGARVE: VALORIZAÇÃO ARTÍSTICA E PROMOÇÃO DO TERRITÓRIO» ? Também nós. Mas demos por ele  - melhor, um leitor do Elitário Para Todos deu por ele  -  por portas travessas: pela nomeação a que se refere o Despacho acima.  E uma coisa puxa a outra e, de repente, lá estávamos nós à procura da composição do Gabinete do Secretário da Cultura. Pode vê-la aqui.Se bem se viu, falta pelo menos acrescentar a nomeação mais recente, a aqui em causa.
Cruzando tudo, não pode deixar de se comentar o que  está à nossa frente:
- É estranho que não se consiga saber mais do «Algarve: valorização artística e promoção do território». Pelo titulo até soa bem, mas ... Há um mundo de esclarecimentos que se impõem. Transparência exige muito mais. Sem isso todas as especulações são legitimas.
- Depois, é um projeto que vai ser desenvolvido por quem? A que serviços do Ministério da Cultura estará adstrito? Não nos venham dizer que voltamos, ou continuamos, com os Gabinetes a sobreporem-se aos Serviços. Mas foi prometido pelo Governo que  se ia por fim a essa «pecha» !
- E será que vimos bem!, o Gabinete vai fazer «gestão, programação, produção»?,  tipo empresa municipal ?
- Continuando, aquele Gabinete está com uma dimensão que dá nas vistas. Não há dinheiro para separar organismos que foram amalgamados - eventualmente, bastaria em alguns casos separar, passar de um lugar de Subdiretor-Geral para Diretor-Geral, e já faria grande diferença -,  mas há dinheiro para constituir Gabinete com aquela dimensão! E com propósitos que não se alcançam.
- Por outro lado, não se percebe exatamente o que é que alguns  dos nomeados vão fazer. Por acaso, tal não se verifica com a nomeação  que estamos a comentar: aqui é claro, o destino é  «Algarve: valorização artística e promoção do território».
- É evidente que partimos do principio que todos os requisitos legais  foram observados, isto é, o que está previsto no diploma seguinte:


Veja aqui.

E pronto, por agora é tudo, mas, porque não nos sai da cabeça, ainda: será que também vamos ter «valorização artística e promoção do território» para outras zonas? E tudo isso vai ser cruzado, por exemplo,  com os Apoios às Artes? E ...Por fim mesmo: nós por aqui pensávamos que valorização artística e promoção do território era (ou deveria ser, pelo menos é o que lemos também no Programa do Governo) um valor transversal a uma diversidade de políticas públicas para a cultura e as artes ... Assim com coisas desgarradas, sem um todo coerente, não dá para entender, para ajuizar do alcance do que nos apresentam,  mas  uma coisa é certa agora vamos estar atentos ao que venha por aí. Mesmo na «silly season».





Sem comentários:

Enviar um comentário