terça-feira, 22 de setembro de 2020

JOSÉ OLIVEIRA BARATA | «Máscaras da Utopia/ História do Teatro Universitário em Portugal . 1938 . 1974» | EDIÇÃO DA GULBENKIAN DE 2009

 

 

José Oliveira Barata, Máscaras da Utopia. História do Teatro Universitário em Portugal. 1938-1974, Fundação Calouste Gulbenkian (396 p.)
 

veja aqui

 

Numa deambulação pela loja da Gulbenkian demos de frente com a obra da imagem: e como não trazê-la para aqui? E para os dias de hoje, e a propósito: qual será a politica pública para o Teatro Universitário, melhor, para o Teatro escolar em geral? Sobre o livro, procurámos na internet mais informação e pouco se ia encontrando até que chegámos aos «Caminhos da memória», e valeu a procura. Lá  o texto lido pelo autor aquando da apresentação da obra. Termina assim:

«(...) A compreensão desse itinerário complexo e percorrido ao sabor do imediato, sem plano calculado, pode resumir-se à resposta de Camus quando o interrogaram porque fazia teatro universitário: «tout simplement parce que le Théâtre est un des liex du monde où je suis heureux».José Oliveira Barata».

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário