terça-feira, 8 de setembro de 2020

VICENTE JORGE SILVA

 


 

«Gostava de cultivar a tal fantasia, a de que vivia num mundo em que a ilha era o único universo real e tudo o que se passava fora dela era imaginário. E que os jornais que traziam as notícias do exterior eram como invenções dos Ficheiros Secretos, com situações produzidas por uma central de informação.»

Este livro é uma longa conversa que passa a vida profissional e pessoal de Vicente Jorge Silva, 68 anos, natural do Funchal, jornalista, um homem que protagonizou alguns dos projectos mais estimulantes do Jornalismo em Portugal nos últimos cinquenta anos. O Comércio do Funchal, a Revista do Expresso, a fundação do Público. Leitor, cinéfilo, realizou a longa-metragem Porto Santo, a série para a RTP As Ilhas Desconhecidas, uma adaptação do livro com o mesmo nome de Raul Brandão. As curtas A Bicicleta e Vicente Fotógrafo. Foi cronista no Diário Económico, no Diário de Notícias, comentador de política na SIC Notícias e actualmente assina uma crónica semanal no semanário Sol». Saiba mais.

 

_____________

 

Morreu o Vicente Jorge Silva. Para  se saber do seu percurso  o livro acima é, a nosso ver, uma boa escolha.Vicente Jorge Silva deixa-nos muito, mas queremos referir   a «sua» Revista do Expresso pelos anos 80. Ali, a Cultura e as Artes com  competência e paixão que hoje tanta falta nos fazem.

 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário