quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Nikias Skapinakis

 


Este post porque ficámos sem Nikias Skapinakis:


«Morreu Nikias Skapinakis, "mestre da cor e da forma" e um dos nomes maiores da pintura portuguesa do século XX»

 

E desta sua Biografia«Nikias afirmou em entrevista: «A minha actividade política, legal e subversiva, na época, emprestava-me uma motivação que influenciou a minha capacidade de resistência ao ambiente que defrontava. De resto, não creio que de outra maneira pudesse ter pintado os retratos colectivos dos "Caminhos da Liberdade" e da "Melancolia em Portugal. (...) "O Teatro dos Outros", filme de Jorge Silva Melo sobre o meu trabalho, documenta com fotografias, quadros, filmes, de diversos autores meus contemporâneos, esse tempo do negrume português. A sequência fílmica que mostra Lisboa, a preto e branco, nas fotografias de Sena da Silva, Carlos Calvet, Gérard Castello Lopes, Victor Palla, culminando nas cenas de Fernando Lopes, que evocam as noites quentes do Hot Clube; ["Belarmino"], remete-nos para um tempo do qual já não há referências. As pessoas subiam e desciam o Chiado, vestidas de escuro, a cidade era triste, os entretenimentos parcos e vigiados. É uma apagada tristeza o que se conta nessa reportagem breve, por assim dizer, sociológica. E creio que dá uma nova luz às minhas desoladas paisagens e aos meus entediados, ensimesmados, modelos».

E o Presidente da República lembrou um “oposicionista livre”.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário