terça-feira, 8 de novembro de 2022

Antes de se ser conhecido ...

 

 

O senhor da imagem é Paulo Raimundo. E vai substituir Jerónimo de Sousa. Ou seja, vai ser o Secretário - Geral do PCP e foi escolhido, e como podia ser diferente?, de acordo com os Regulamentos do PCP. Isto é, não aconteceu na praça pública. Há quem não concorde com o processo institucionalizado no «Partido», mas quem assim pensa - e em  regra estamos em crer que muitos nunca votaram nem votarão no PCP, nem com ele «simpatizam», e outros até serão anticomunistas e algumas pessoas o afirmam na comunicação social - tem de se «conformar». É a diversidade da vida!, que  a CONSTITUIÇÃO estimula. Sobre esta mudança, neste momento, para saber mais  veja aqui na zap.aeiou, donde tirámos a imagem inicial mas pode ir à fonte , ou seja, ao site do PCP.

Contrariamente à atmosfera que a comunicação social nos está a passar até valorizamos  que apareça uma «figura desconhecida», porque conhecemos pessoas «desconhecidas» fantásticas. E este caso até poderá vir a funcionar como uma homenagem a esses homens e mulheres e levar, quem sabe?, a intervenções outras da comunicação social. A novas opções editoriais. E, claro, antes de se ser conhecido, nos termos correntes, é-se desconhecido. Em síntese: é capaz de ser razoável auguramos à partida «boa vida a quem aí vem» e tentar compreender o que esteve na base da escolha. Certamente que foi cuidada e obedece a uma estratégia, o importante - de esquerda, necessariamente. A propósito, lembramos como recentemente, ainda com o PCP, houve quem tenha assinalado que a atual líder parlamentar dos comunistas - Paula Santos - era uma desconhecida. Quando ela é deputada há um bom tempo ... À frente dos nossos olhos. Eventualmente, só conhecemos o que queremos conhecer. Só vemos o que queremos ver.  Só valorizamos quem ocupa a televisão. Sumarizando, há mais gente desconhecida do que conhecida que faz com que a sociedade se mova. E não duvidamos que Paulo Raimundo será muito conhecido, lá, em locais de trabalho.

Mas este post nem era bem para o que acabámos de escrever -  é verdade, o pensamento e as conversas são mesmo como as cerejas, e uma coisa chama a outra. De facto, o que nos levou a este post é que reparámos neste elemento da biografia de Paulo Raimundo: foi «animador cultural na Associação Cristã da Mocidade (ACM) na Bela Vista». Ora, esta questão da animação cultural  também nos tem ocupado aqui no Elitário Para Todos. E com frequência temos reclamado que se faça um ponto de situação  desta frente de trabalho, em termos conceptuais e de ação. Em especial o que foi feito e se está fazer na Administração Central, e em particular no Ministério da Cultura/Secretaria de Estado da Cultura. Por exemplo, sabia que já houve um SERVIÇO DE ANIMAÇÃO CULTURAL nos organismos que antecederam a atual DGARTES? Muito ligado aos CENTROS CULTURAIS REGIONAIS de iniciativa do Central, e que é nossa convicção, por mais voltas que se deem, vão voltar à agenda. Basta ver o que acontece em outros Países. E se  «parássemos para pensar», não seria difícil concluir  que muitos dos problemas que não são solucionados pelos atuais «Apoios às Artes» através de concursos teriam aí parte da solução. Há que povoar o País de Centros Culturais (com esta ou outra designação). Uns profissionais; outros amadores. Em todas as artes, autonomizadas ou cr uzadas. E até parece que o Senhor Ministro da Cultura no seu périplo pelo País já disse qualquer coisa afim. Se calhar sem dar por isso, ou então numa lógica muito pessoal.

Pois bem, Senhor futuro Secretário-Geral do PCP, embora sabendo que no seu Partido o que vale é o COLETIVO, ainda assim, olhe para as questões culturais «com especial atenção». Não só para a Animação Cultural, obviamente. E para lá do «1% para a Cultura», que sendo muito importante tem de estar acompanhado nomeadamente com um PLANO NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL DO PAÍS - como acontece nos países que dizemos de referência.



Sem comentários:

Enviar um comentário