sábado, 12 de novembro de 2022

«Que tipo de olhar dirige o presente ao passado quando não encontra nas entidades responsáveis pela inscrição do acontecido (espólios pessoais, arquivos institucionais) os registos documentais de determinadas parcelas desse mesmo passado?»

 

 

19 Novembro 2022
15h – 18h
CASOS DE DESCASO. E QUANDO NÃO HÁ ARQUIVO?

 
Filipa Lowndes Vicente
Historiadora, ICS-ULisboa
Paula Parente Pinto
Historiadora da arte e curadora independente
João Mendes Ferreira
Psicanalista, Sociedade Portuguesa de Psicanálise


Se o documento é um testemunho do seu próprio tempo, se os materiais de arquivo ajudam a reactualizar o passado e os seus significados no presente, o que acontece quando não há documento nem materiais de arquivo? Que tipo de olhar dirige o presente ao passado quando não encontra nas entidades responsáveis pela inscrição do acontecido (espólios pessoais, arquivos institucionais) os registos documentais de determinadas parcelas desse mesmo passado? Esta sessão é sobre o esquecimento, a distracção e a negligência, ocasionais ou intencionais. Procura reflectir sobre como se pode reconstruir a memória e reconfigurar o passado a partir da activação de processos de conhecimento que articulam documentos epocais com as imagens conceptuais do presente. Detém-se sobre a acção de peneirar a cultura material para filtrar as fontes documentais e iconográficas que auxiliam a elaboração de novas histórias. Interessa-se pelo processo de evidenciar perspectivas desvalorizadas e acontecimentos dissonantes que auxiliam a complexificar a temporalidade histórica e a sua relação com o presente.


 26 Novembro 2022
15h – 18h
O QUE PODE UM ARQUIVO? PENSAR O FUTURO

 
Helena de Freitas
Curadora da Fundação Calouste Gulbenkian
António Preto
Diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Delfim Sardo
Curador e professor
 
Quando os espólios documentais dos artistas são acolhidos em instituições culturais que os tratam e disponibilizam ao público, quais as motivações e as consequências desse gesto? O que significa atribuir valor à produção artística através do estudo dos seus indícios documentais: que circunstâncias lhes subjazem, sejam elas de relevância artística, de consciência histórico-patrimonial, ou outras; e que possibilidades abrem para ampliar o conhecimento de determinado/a artista ou determinado contexto? Esta sessão é sobre a memória, a dedicação e o compromisso, quase sempre mais intencionais que ocasionais. Pretende analisar o trabalho de preservação da memória à luz do que cada momento histórico decide guardar para se representar a si mesmo às gerações futuras; bem como a disposição contemporânea para a ideia de arquivo e a sua capacidade discursiva. Toma como ex
emplos investigações orientadas por projectos curatoriais, catálogos raisonnés e outras publicações, nos quais a investigação das fontes é essencial na reconstrução narrativa, no colmatar de lacunas, e no exercitar num pensamento de tipo interpretativo que visa problematizar a autenticidade dos dados conhecidos.



Entrada livre, sujeita à lotação do espaço
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário