quarta-feira, 2 de abril de 2025

SABE O QUE É ? |o « programa «Connecting Dots ― Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos»

  




A pergunta constante do titulo deste post ocorreu-nos ao vermos a Portaria da imagem. Para quem desconhece o programa e para não andar à cata da legislação, na senda de preâmbulos com que toda a gente fique a saber do que se está a tratar:

«Este concurso visa financiar projetos de programação artística multidisciplinar com o objetivo de reforçar a oferta artística, o acesso e a participação nas artes nos territórios de baixa densidade de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira». 

Mais:  «Áreas artísticas: Os projetos deverão identificar atividades a desenvolver em pelo menos duas das seguintes áreas artísticas: arquitetura, artes plásticas, artes de rua, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares, dança, design, fotografia, novos media, música e teatro».Bom, mas veja «tudo» sem que seja numa moldura legalista de artigos, números e alíneas ... 

*
*   * 
Contudo, pensando bem, no fundo, no fundo, o que nós queremos é  assinalar a existência do EEA GRANTS para quem o desconhece,   e continuar a pugnar pela  legislação amigável prometida e, ironia, legislada. E juntarmo-nos  à celebração dos 30 anos.
Já gora, desde há muito que por aqui se tem ideia, que esta «TROIKA do BEM» (como já alguém os apelidou) poderia ter um impacto ainda mais virtuoso nas artes... Mas é crónico, se não temos espaço para a reflexão das POLÍTICAS PÚBLICAS DE  CULTURA o que esperávamos? Talvez o EEA Grants possa fazer alguma coisa por isso ...
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário