quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A «PARTE» VEM DE LONGE

Programa do Encontro realizado a 4 de Junho de 2005 no Centro Nacional da Cultura pela Parte


Dissemos no post anterior que este Blogue é da PARTE - Plataforma das Artes do Espectáculo. Mas, verdadeiramente, o que é a PARTE?   Revisitemos o início com o acontecimento que a originou, pelo menos na designação: um encontro que houve no Centro Nacional da Cultura,  em Junho de 2005, em que foram oradores, entre outros,  Guilherme de Oliveira Martins, Rui Vieira Nery, Miguel Azguime, José António Bandeirinha, Fernando Mora Ramos , Vasco Welenkamp,  Maria do Céu Guerra, E as interrogações assinaladas no «Press  Release» que o divulgou não deapareceram, podendo dizer-se que o debate tem de continuar, e agora recorrendo-se a outros instrumentos como é este blogue e o site que lhe está associado - PARTEplataforma -  sem  se abondonarem os encontros face - a - face. Do que se escreveu na  ocasião:
«O serviço Público nas Artes de Cena já teve um horizonte: quando houve uma política de convergência com a Europa, centrada também na cultura. Fôz Côa foi então um símbolo propulsor, os Centros Regionais das Artes do Espectáculo avançaram - onde é que essa «rede» hoje tece a sua malha? - e pela primeira vez se afirmou um Teatro Nacional (TNSJ) com um programa de verdadeiro Centro Dramático. Noutras áreas como o cinema ou o livro, verificou-se uma política de expansão. O país colocava como prioridade da sua modernização o que apenas fora tema de rituais de ocasião: a cultura e as artes.
A cultura artística descobria-se economia, emprego e buscava um novo ordenamento nacional, estruturante da nossa identidade, não já como perfil de «um modo de ser português», mas como criação de uma «nova alma» fermentada no melhor da nossa tradição e reinventada em diálogo com a arte contemporânea, europeia e cosmopolita - no seu melhor, claro.
(...)»
Pode ver o texto completo aqui que faz parte do conjunto «Programa/Convite/Press Release».

  

Sem comentários:

Enviar um comentário