domingo, 27 de fevereiro de 2011

UNIÃO EUROPEIA E CULTURA

Não serão muitos os que terão presente que a Hungria está a exercer a Presidência da UE e que hoje se inicia uma Conferência sobre o Contributo da Cultura para a implementação da Estratégia Europa 2020. E sobre a Conferência a partir do site do Gpeari (Organismo do Ministério da Cultura):
«A Hungria apresenta uma aposta para a sua Presidência, na área da cultura: no contexto da Estratégia Europa 2020, a Presidência lança uma Conferência que visa identificar os domínios e os meios através dos quais a cultura pode contribuir para um crescimento inteligente, durável e inclusivo da economia europeia.
Numa altura em que as restrições financeiras, a coordenação obrigatória das políticas económicas dos vários Estados Membros, o alargamento da União à Croácia, as questões de relacionamento com os países da chamada Parceria Oriental, são temas de primeira página na União, a Presidência magiar traz para o centro do debate, ideias sobre cultura: como é que as ideias se podem tornar um sucesso comercial, permitindo às pequenas e médias empresas que inovem e cresçam, que utilizem novas tecnologias? como pode a cultura contribuir para a perfeição do desenvolvimento humano? e para a melhoria do capital social/civil que é exigido para o crescimento inteligente, inclusivo e sustentável na Europa? como utilizar a cultura no combate à pobreza e à exclusão? e a estética e as artes no desenvolvimento cultural sustentável?
E os investimentos na cultura, como optimizar fundos?
Vamos assistir a um debate sobre o facto dos sectores culturais e criativos representarem uma importante fonte de inovação tecnológica e não tecnológica, dada a natureza multidisciplinar da inovação e das ideias que lhe subjazem.
A Conferência, lufada de ar fresco no grande documento de orientação económica da Estratégia 2020, e que conta com um grupo de oradores de grande qualidade, entre os quais o Professor Freire de Sousa, representante português e co-presidente do Grupo de Trabalho das PME da Comissão Europeia, propõe o debate à volta dos seguintes temas: Cultura e Crescimento Inclusivo, Cultura e Crescimento Inteligente, Cultura e Crescimento Sustentável e Cultura e Mensurabilidade.
Os resultados serão debatidos por todos os Ministros da Cultura no Conselho Informal de Ministros de Março de 2011.
A não perder os resultados!»
Não pode deixar-se de  reparar no estilo deste texto, da «lufada de ar fresco», ao «sucesso comercial», e é claro que no mínimo vamos estar atentos ao que o Professor Freire de Sousa vai dizer, e procurar o seu pensamento sobre a Cultura, e prometemos ao Gpeari que não vamos «perder os resultados». E assim vai o mundo, perdão, a UE. 

Sem comentários:

Enviar um comentário