sexta-feira, 21 de outubro de 2011

EM TEMPO DE CRISE: debate, tomada de posição

MUSEUS
Notícia sobre  iniciativa do ICOM.

Aumento do IVA - Notícia no Correio da Manhã 
POLÉMICA - ARTISTAS JUNTOS CONTRA O AUMENTO DO IVA
Ruy de Carvalho apela à união
Encontro levou centenas ao Coliseu de Lisboa para elaborar um pedido de audiência com o primeiro-ministro, mas carta do actor foi ponto mais alto
Ana Maria Ribeiro


«Não há justiça em muitas das medidas que o Governo apresenta" e "só através do pânico e do medo é que nos inibimos da revolta". As palavras são de Ruy de Carvalho, lidas ontem no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, por Filipe La Féria, no encontro que juntou várias centenas de artistas em protesto pelo aumento de seis para 23 por cento do IVA cobrado às artes performativas.
Se o jurista Henrique Pina Borges, porta-voz do Campo Pequeno, já tinha lançado o mote, ao questionar a legalidade de uma medida que parece ir contra a Constituição - onde está inscrito o direito universal à Cultura -, foram as palavras de Ruy de Carvalho que mais aplausos arrancaram aos presentes. O actor apelou à união do sector ao dizer que "se está a arquitectar o fim das companhias de teatro".
O aumento da taxa de IVA cobrada às salas de espectáculo representa um aumento real de 400 por cento e vai forçar os produtores a aumentar o preço dos bilhetes em 17 pontos percentuais. Na mesa, Paulo Dias, director da UAU, explicou que o encontro visava a constituição de um grupo de trabalho para pedir ao primeiro-ministro que revogue a medida.
"Vamos perder 50 por cento dos espectadores", estima o produtor Álvaro Covões, na mesa em representação do próprio Coliseu, que enfrenta grandes dificuldades financeiras e pondera a possibilidade de fechar portas durante parte de 2012.
 José Luís Ferreira, director do Teatro Municipal São Luiz, louvou a iniciativa do Governo de manter o IVA a seis por cento para o sector livreiro. Mas agora pede a Passos Coelho que retroceda e estenda a isenção também às artes performativas.
 
o Link.

Sem comentários:

Enviar um comentário