sexta-feira, 24 de julho de 2020

ARQUITETURA TEATRAL | José Manuel Castanheira no RCR Summer Workshop 2020




Os Arquitectos Prémio Pritzker 2017, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta (RCR Arquitectos), convidaram o arquitecto português José Manuel Castanheira para proferir uma conferência no Summer Workshop de Olot-Catalunha. «Uma solicitação que visa uma reflexão sobre a sua trajectória como arquiteto e cenógrafo e do papel cada vez mais presente do espaço cénico e da arquitectura efémera, factos que inevitavelmente na atualidade remetem para a problemática da arquitetura teatral, tema central dos projetos de investigação de Castanheira. (...)

Neste convite cita-se também a crescente importância da cenografia na arquitectura contemporânea (tal como a dança, a fotografia e a multimédia) a par do seu labor como professor e  difusão de conhecimentos através dos seus livros e multiplas conferências.
O RCR Summer Workshop conta com vasto leque de participantes à escala global (na edição anterior participantes de 25 países diferentes oriundos dos 5 continentes), e por lá passaram antes outros nomes conceituados como Ryue Nishizawa,  Eduardo Souto de Moura, Josep Maria Montaner, Bijoy Jain, José Selgas & Lucía Cano, Bibiana Puigdefàbregas, José Luis Raymond, Hisao Suzuki, Alfons Flores ou Shigeru Ban.». Saiba mais. E no Youtube: 



_____________
Entretanto, e a propósito,  não perca, como parte do Festival de de Teatro de Almada ainda a decorrer:


«P 

 
ara que serve o teatro? E a cenografia? Para que serve tudo isso? De onde vêm as ideias? Ainda podemos reinventar a geografia? No palco, na mente, tal como no Mundo, ainda haverá regiões por explorar? Estas são algumas das inquietações que prevalecem no inesperado confinamento. Após a publicação dos livros Desenhar nuvens (2014) e O tempo das cerejas (2016), continuo a desenvolver o tema a que chamei “Manual de sobrevivência de um cenógrafo”. Esta exposição/instalação inscreve-se no contexto destas inquietações e resulta também da revisitação de um vídeo apresentado na Quadrienal de Praga em 2015. (...)»




Sem comentários:

Enviar um comentário