Pelos alertas propiciados pela internet ficámos a saber que o TNDMII apresentou a sua nova temporada. A quente, de seguida, alguns elementos depois de termos procurado saber mais.Comecemos, necessariamente, pela PROGRAMAÇÃO:
Se uma imagem diz mais que mil palavras, neste caso o grafismo e as palavras combinam às mil maravilhas. No conjunto o que se leu: confirma-se, o TNDMII transformou-se num TEATRO NACIONAL DE ACOLHIMENTO. E de CAUSAS. Tudo meritório. Mas ... E para este «mas» esperamos que outros tragam para o espaço público o que dizem «nos bastidores» relativamente ao que o TNDM se está a transformar. Cá por nós aquele TEATRO NACIONAL pode continuar, com aquela programação, mas, em paralelo, sentimos necessidade de outro, com outra programação. Rumo a um TEATRO DE REPORTÓRIO. E não nos chamem «velhos do Restelo» ... Até porque por aqui, no Elitário Para Todos, há quem goste mais de tudo.
Ah, somos dos nossos tempos e estamos com todas as causas - LGBT, IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES, SUSTENTABILIDADE/VERDE, PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, RACISMO, MIGRAÇÕES, FEMINISMOS ... Mais: defendemos que tudo isto deve tender a não ser tratado «à parte» mas estar «em toda a parte». Na circunstância no ADN de cada organização. Dito isto, ainda não conseguimos processar as declarações (ver abaixo) do futuro Director Artístico do TNDMII!, aproveitando para isso um «momento institucional». Até duvidamos que tal beneficie a causa. Ficamos a saber algo que não sabíamos, e, francamente, não nos passava pela cabeça perguntar ...
Por fim, quanto à programação, não resistimos a trazer para aqui o que está no Diploma Orgânico de 1997, de um Governo PS - onde ( assim muitos o dizem e mostram) as orgânicas seguintes foram «beber» - sobre a missão do TNDMII e afins:
E em especial sobre o Director Artístico:
Sem comentários:
Enviar um comentário