sexta-feira, 28 de março de 2025

MORREU JOSÉ BRANDÃO| além do reconhecimento dos profissionais, serão muitos os leigos que despertaram para o design através do seu trabalho _ Obrigado !

 

« Fundador do B2 Atelier de Design, autor de capas de discos, de livros e de cartazes de filmes emblemáticos, criador de uma linguagem única, foi também marcante no ensino do design em Portugal. |


Se tiver acesso, o trabalho do Público
 na versão online está aqui. 
 
 
O trabalho da imagem é muito completo. Para quem quer recordar José Brandão, ou contactar pela primeira vez, a nosso ver, é mesmo a não perder. Excerto:  (...)“Os desenhos são feitos com a cultura de cada um. O cérebro ajuda e a mão ajuda o cérebro. Um artista de mão segura e de cérebro esclarecido e atento. Deixa-nos muito trabalho gráfico impresso. Mas foi também um professor recordado por alunos de várias gerações”, acrescenta José Teófilo Duarte, realçando três capas de discos da autoria de José Brandão que considera fundamentais para a história da música portuguesa. São eles o Coro dos Tribunais, de José Afonso; Por este rio acima, de Fausto, e Pano Cru, de Sérgio Godinho. (...)».Uma das capas:
 

*
 *   * 
 
Porque gente cá da casa - numa altura em  que  lá no Teatro se buscava «qualidade total» - viveu por dentro este trabalho para  o TNDM II aqui fica em jeito de homenagem e admiração:
 
 



Sem comentários:

Enviar um comentário