Soubemos do Encontro Nacional Universidade e Cultura pelos incontornáveis Alertas Google. Agora estamos a assistir aos videos. E a intervenção da Senhora Ministra da Cultura também está disponível aqui. Até este momento o que nos oferece registar:
- O «tom educador» da Ministra da Cultura, para quem o designado Plano Nacional das Artes serve para tudo. Está tão satisfeita com o que já conseguiu no «Secundário» que agora promete que o vai expandir para o superior. Contudo já tem trabalho para apresentar e se gloriar - mas como já tivemos ocasião de referir noutros momentos o serviço a desenvolver pelas «Universidades» (não sendo destinatários únicos) precisa de ser alimentado por dados e informação a produzir pelso serviços do «Ministério da Cultura» e isso não acontece. Veja-se o que se passa na DGARTES. Pondere-se o que aconteceu no passado recente quanto aos estudos havidos.
- Cada vez mais questionamos a «identidade» do designado «Plano Nacional das Artes». Cada vez mais nos vemos mergulhados em Planos Nacionais sem que nos seja apresentado o verdadeiro Plano Nacional GLOBAL PARA A CULTURA E AS ARTES que nos permita um desenvolvimento harmonioso e a prazo. Cada vez mais não percebemos onde começa e acaba o designado Plano Nacional das Artes - uma estrutura de missão (de 10 anos!) - e o que o delimita, por exemplo, da DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES.
- Esta poderia/deveria ter sido ocasião para a Senhora Ministra da Cultura mostrar que a Administração Central da Cultura tem e teve intervenção dirigida às Universidades - Ensino Superior em geral. Mas é sabido que falta «memória» no Ministério da Cultura, o que até facilitará a vida de quem julga que o mundo começou agora ... Eventualmente a Senhora Ministra poderia dizer que já houve uma linha de trabalho especificamente direcionada ao Teatro Universitário; que, por exemplo, a Coimbra Capital do Teatro foi desenvolvida em estreita ligação com a Universidade, tendo o seu Reitor, o saudoso Professor Rui Alarcão, integrado o Comissariado - e onde estará a documentação deste Projeto? Aproveite, Senhora Ministra, e fale com o Comissário Ricardo Pais que poderá informar, nomeadamente adiantar que a Companhia Escola da Noite teve aí o seu grande lançamento, que foi aí que nasceu o Teatrão, que ...
E a Governante poderia ter lembrado a iniciativa ORGANIZAÇÕES, CULTURA &ARTES do então IPAE (hoje DGARTES) e do ISEG:
E que se saiba há texto a aguardar publicção/divulgação - e até nos parece que o Encontro aqui em causa beneficiaria do que lá foi dito por protagonistas de «primeira água» - alguns infelizmente já não estão entre nós, e até por isso maior é a obrigação de conhecermos o seu legado:
A questão certamente que também lá foi colocada: o que competirá à «organização Universidade» fazer para o desenvolvimento da cultura e das artes?
Bom, e acabado de receber mais uma alerta, lembrámo-nos que a Senhora Ministra até poderia falar de «programa» actual (ou não?):
E por agora é tudo, vamos voltar aos vídeos... Sim, porque nós, por aqui, «damos tudo» por encontros, seminários, palestras ..., e afins ... Tudo por uma boa discussão! Mas não confundimos com PLANOS e muito menos com «PLANO NACIONAL» digno desse nome.
E para terminar talvez valesse a pena ponderar as palavras do General Ramalho Eanes a propósito de Bernardo Santareno e que pode ser generalizado:«Na verdade, a recordação das coisas passadas ajuda-nos a compreender o que de bom herdámos, o que de importante devemos aos nossos antepassados, quem somos e onde nos encontramos»:
Para facilitar o acesso aos vídeos aqui fica o nosso contributo:
Encontro Nacional Universidade e Cultura - Manhã (1.ª Parte)
Encontro Nacional Universidade e Cultura - Manhã (2.ª Parte)
Encontro Nacional Universidade e Cultura - Tarde
_____________
Atualizado
Sem comentários:
Enviar um comentário