quinta-feira, 7 de novembro de 2024

CONTINUEMOS A OLHAR PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO 2025 A PRETEXTO DA CULTURA | destaquemos: como se mede o «sucesso»?

 




Ora cá estamos a agarrar o pretexto «ORÇAMENTO DO ESTADO 2025» para mais umas NOTAS em torno da CULTURA E DAS ARTES. Ou, vice-versa. Pegando no que nos chega pela comunicação social a propósito da audição de ontem da Ministra da Cultura no Parlamento, chamou-nos desde logo a atenção o que salta dos títulos das noticias das imagens acima. A interrogação: como se mede o SUCESSO do cheque-livro? Mais, como se mede «o sucesso» no SETOR CULTURA. De imediato, como se compagina o sucesso da Governante com a execução? Nesta data 5% era o objetivo? Com o devido respeito, tudo isto nos parece demasiado «amadorístico» em termos de Gestão Pública. Nestes ambientes apetece-nos dizer: garantam o «arroz com feijão» e deixem-se de floreados. E deve ser pelas expectativas criadas, ocorreu-nos o que se passou nas Eleições dos USA. É isso, parece que quem ganhou se organizou à volta das necessidades sentidas ou percecionadas do «povão», lá dos States ... Do «arroz com feijão». E qual será o nosso «arroz com feijão» na esfera da Cultura e das Artes? Não nos parece que haja dúvidas sobre o ponto de partida: fixar um «SERVIÇO PÚBLICO DE CULTURA» e delimitar o que está nas designadas «INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS» e qual o Ministério que trata delas. Claro, sem prejuízo de MEDIDAS URGENTES - a nosso ver,  o «1%  para a cultura» faz parte delas.  Mas adiante. Ainda, o que diriam as nossas populações se tivessem tempo para seguir a longa audição? Recorrendo, uma vez mais, à comunicação social:
 
E cá andam os temas habituais. Alargando, discute-se isto, mas podia ser outra coisa. A espuma dos dias em todo o seu esplendor! Não nos apresentam o TODO nem a hierarquia das PARTES.  Para não se perder viagem recordemos palavras de António da Nóvoa numa iniciativa da CDU - «Abril: Democracia, Liberdade, Cultura»:«Espanta-me a quase ausência ou fraca presença destes temas no debate político, fala-se sempre das mesmas coisas, ignorando o mundo à nossa volta. Parecemos cegos. A cultura que aqui nos reúne não serve para entreter, serve para criar, pensar, acordar e nos ajudar a ver o que ainda não vemos». Na nossa observação, aqui está pensamento que os Senhores Deputados poderiam refletir para as suas estratégias e para a ação imediata. Nomeadamente a pretexto do projeto de Orçamento de Estado para 2025. Afinal, não é mais do que um «elo» de um caminho a percorrer. Se assim não é, não passará de «um remendo».
 Para rematar, lembremos  posts anteriores que podem ser direta ou indiretamente relacionados com este que agora aqui registamos:

|||| ORÇAMENTO DO ESTADO 2025 | CULTURA | NOTA EXPLICATIVA | mas que coisa mais «pobrezita»! | E SE EM VEZ DE «NOTA» NOS APRESENTASSEM UM ORÇAMENTO DIGNO DESSE NOME! | MAS APROVEITEMOS PARA CONTINUARMOS COM ALGUMAS «NOTAS»

 ||||   DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO DO ESTADO | alguém falou sobre cultura? | OLHEMOS PARA OUTRAS REALIDADES _ AGORA UK | QUEM SABE ESTIMULE REAÇÕES DO NOSSO SETOR CULTURA...| MELHOR, DE TODOS NÓS

  ||||  TEMOS PUDOR EM FAZÊ-LO MAS NÃO NOS PODEMOS ALHEAR DA TRAGÉDIA | COMECEMOS POR LEMBRAR PENSAMENTO DE NATÁLIA CORREIA | «a cultura é que transforma as mentalidades» | EM LINHA REAFIRMEMOS (GRITANDO!) QUE NA INTERVENÇÃO ESTATAL NO ÂMBITO DA CULTURA OS «CONCURSOS» NÃO PODEM ESPERAR PARA SEREM REPENSADOS | A ARTE TEM DE CONTRIBUIR DE FORMA HOLÍSTICA PARA A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS ONDE QUER QUE ELAS HABITEM | NO ORÇAMENTO DO ESTADO «1% PARA A CULTURA» ESTÁ LONGE DE RESOLVER O QUE É PRECISO MAS FARÁ «ALGUNS MILAGRES» | PENSEM NISSO SENHORES DEPUTADOS 

|||| É o que temos ... 

 ||||  COISAS QUE NÃO NOS PODEM PASSAR AO LADO | A RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS «APRENDER MAIS AGORA» |«vamos estar atentos e ouvir quem está por dentro| À PRIMEIRA VISTA NÃO SE PERCEBE MUITO BEM A MUDANÇA ...

 ||||ORÇAMENTO 2025 PARA O MINISTÉRIO DA CULTURA | não, não é para Portugal | É O PROJETO DE FRANÇA EM FORMATO «DOSSIER DE PRESSE»

 Sublinhemos «É o que temos ...» :




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